Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quarta, 14 de Abril de 2021

Vacinação contra a gripe acontecerá também em UBSs

Vacinação contra a gripe acontecerá também em UBSs

Para proporcionar maior comodidade e acesso à vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe comum, Unidades Básicas de Saúde receberão doses da vacina para aplicação nos grupos prioritários todas as sextas-feiras. O atendimento é válido para postos da zona urbana e zona rural. Mas atenção, o atendimento será realizado apenas aos grupos prioritários de cada fase. Consulte abaixo as fases da campanha.

 

Devem tomar a vacina crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, população indígena, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. 

 

Sobre a campanha

 

Em 2021, o Ministério da Saúde inverteu a ordem de vacinação dos grupos considerados prioritários da campanha. De acordo com a pasta, a mudança aconteceu para evitar o conflito de datas entre as campanhas de imunização contra o Influenza e a Covid-19, uma vez que, neste momento de abertura da campanha contra a gripe, idosos ainda são vacinados por todo o Brasil contra a Covid-19.

 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, caso uma pessoa seja pertencente a grupos prioritários das duas campanhas e as datas de imunização coincidem, é recomendado que a vacina contra a Covid-19 seja priorizada, e a imunização contra a gripe aconteça, pelo menos, 14 dias após a aplicação da segunda dose contra o novo coronavírus. 

 

Desde segunda-feira, 12 de abril, até 10 de maio, acontece a primeira fase da campanha. Nela, serão vacinadas crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. Já entre os dias 11 de maio e 8 de junho, serão atendidos idosos com 60 anos ou mais e professores. 

 

A terceira e última fase da campanha é a que possui mais grupos atendidos. O período, que vai de 9 de junho a 9 de julho, será dedicado a vacinar pessoas com comorbidades do Influenza, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo de passageiros urbano e rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. 


Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação