Segunda, 14 de Junho de 2021
Vacina contra a Covid-19 alcança educação superior e motoristas
A partir desta segunda, 14, trabalhadores da educação superior e também do transporte coletivo rodoviário de passageiros já poderão iniciar o processo de imunização.
A vacinação de profissionais da educação superior envolve os professores e também trabalhadores de apoio (limpeza, porteiro, segurança, etc).
Já os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros envolvem trabalhadores operacionais (motorista, cobrador, fiscal, etc.), manutenção de veículos e maquinários, serviços administrativos e serviços gerais (limpeza, conservação, vigilância, inspeção de segurança e etc). Esta classe inclui as empresas que atuam no serviço urbano e também de longa distância. Funcionários de empresas que prestam serviços de fretamento também estão inclusos.
Para ambos os públicos é necessário apresentar a documentação comprobatória. Veja abaixo a lista:
-
Identidade;
-
CPF;
-
Original e cópia de comprovante de residência;
-
Original e cópia de contracheque ou declaração da instituição/empresa;
Para os trabalhadores da educação superior, além da apresentação dos documentos, é necessário que o cidadão comprove vínculo ativo com a instituição de ensino e que a instituição de ensino seja local, ou seja, o trabalhador precisa exercer sua função em Santos Dumont.
Isso acontece porque a gestão de vacinas realizada pela Secretaria de Estado de Saúde considera os profissionais cadastrados em cada localidade. Ou seja, foram encaminhadas para Santos Dumont, doses correspondentes ao número de trabalhadores da educação que atuam no município. O mesmo se aplica para outros municípios.
Nos casos em que o cidadão reside em Santos Dumont mas exerce a profissão de educador em outro município, a imunização deve ser realizada na cidade de atuação. Por exemplo: um profissional de educação que tem residência em Santos Dumont porém atua em Juiz de Fora, deve seguir o calendário de vacinação do município vizinho para sua imunização.