Sexta, 11 de Abril de 2025
Unidade Móvel Sesc Mulher começa seus atendimentos às mulheres sandumonenses
Exames que previnem o câncer de Mama e o câncer de Colo do Útero estão sendo realizados diariamente
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher começa atendimentos na cidade
A Unidade Móvel Sesc Mulher começou seus atendimentos às mulheres agendadas para exames de Papanicolau, Mamografia e Ultrassom Endovaginal Mamário e Pélvico, no último dia 7/04.
No início da ação, foi aberta demanda livre para exames de Mamografia e de Preventivo. Vinte e oito mamografias e 24 preventivos foram realizados para mulheres que solicitaram o exame sem estarem agendadas.
A equipe da Unidade Móvel Sesc Mulher é composta pela enfermeira responsável Eriane Silva, que realiza o preventivo, pela técnica em Radiologia Brenda de Oliveira, responsável pela Mamografia, e pela técnica em Enfermagem Caroline de Souza Lopes, que auxilia os trabalhos. Todas são da região de Belo Horizonte.
Além delas, um motorista e um técnico de manutenção ficam responsáveis pela montagem dos equipamentos no caminhão. O aparelho de Mamografia é muito sensível e precisa ficar 24horas em sala climatizada que não pode ter a energia desligada.
A Carreta Sesc Mulher está localizada na Rua Maquinista João Mendes, Rua da Estação Central, e o atendimento é de 7h às 16h. Para marcar exames de Papanicolau, as interessadas devem entrar em contato com o Sindicomércio pelo telefone (32) 98859-5332. Exames de Ultrassom e Mamografias estão sendo agendados pela Secretaria Municipal de Saúde, no telefone (32) 98896-8466.
Há cinco anos trabalhando com essa rotina de levar exames às mulheres de Minas, a enfermeira Eriane afirma que é muito gratificante poder contribuir, ajudando pessoas carentes que estão aguardando para conseguir realizar os exames e saber que o melhor está sendo feito na prevenção ao câncer de Mama e de Colo de Útero.
“Estamos contribuindo com o serviço de saúde local e o nosso trabalho é descobrir mulheres que estão assintomáticas e detectar algum indício ou início de lesão, para a realização do tratamento precoce. O câncer de Colo de Útero é o terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil. Quando há a detecção precoce e conseguimos pegar a mulher com uma lesão inicial que ainda não é um câncer, tratando inicialmente, as vezes ela não precisará passar por tratamentos mais agressivos e apenas a cauterização local pode evitar muitos transtornos de saúde. Detectou precocemente algum sinal, com certeza não evoluirá para um câncer e aí a mulher tem salva sua vida”, enfatizou Eriane, responsável pelo serviço prestado na Carreta Saúde da Mulher.
A Unidade Móvel Sesc Mulher, projeto do Sistema Fecomércio MG, numa parceria do Sindicomércio de Santos Dumont, Sesc Minas e Prefeitura Municipal.
Arquivos: