Segunda, 08 de Fevereiro de 2021
Trabalhadores da saúde começam a ser vacinados
Foi iniciada hoje a vacinação do segundo grupo prioritário dentro da fase 1 de vacinação contra a Covid-19. Neste momento, trabalhadores dos serviços de saúde, profissionais ou de apoio, estão aptos a receber a primeira dose do imunizante. Para vacinar-se, os profissionais pertencentes aos grupos devem apresentar CPF e Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), além de apresentar comprovante de registro no órgão de classe ou declaração de atuação nos setores inclusos
De acordo com a nota técnica divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, os grupos de trabalhadores que poderão receber a vacina nesta fase estão classificados em dois grupos: os profissionais da saúde e os profissionais de apoio. Veja abaixo quem está incluso nos grupos.
Trabalhadores dos serviços de saúde: São aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. Alguns exemplos são hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios. Esta etapa inclui trabalhadores de apoio do setor.
Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.
Trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros). Aqueles que trabalham nos serviços de saúde.
O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou no final de semana a chegada de novas doses das vacinas que serão direcionadas para um novo grupo prioritário. Segundo o governador, idosos acima de 90 anos poderão receber a vacina a partir do início da nova fase. Dentro do plano logístico mineiro, após chegarem em Minas Gerais, as vacinas são encaminhadas para as Superintendências Regionais de Saúde e, logo após, para todos os mais de 850 municípios do estado. Santos Dumont ainda aguarda a chegada deste novo lote de vacinas para iniciar essa fase.
Rodrigo Abreu
Assessoria de Comunicação