Sexta, 28 de Agosto de 2015
Todos contra a Pedofilia
Mais uma ação do Projeto Seja Dorense foi promovida com sucesso no distrito de Nova Dores. No último dia 14 de agosto, no salão comunitário, foi apresentado a comunidade o projeto "Por dentro do MP" e ministrada a palestra "Todos contra a Pedofilia", pelo promotor de justiça Dr. Carlos José e Silva Fortes.
A ação foi aberta com a encenação da peça "Sedução", apresentada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da Fundação Educacional São José, parceira do Projeto.
Curador da Infância e Juventude da Comarca de Divinópolis, membro do Grupo de Apoio Técnico da CPI da Pedofilia desde 2008 e coordenador do Movimento Nacional "Todos contra a Pedofilia", Dr. Carlos José discorreu sobre a CPI da Pedofilia instalada no Senado, explicou sobre crimes ligados à pedofilia como abuso e exploração sexual, enfatizou o uso da internet como instrumento poderoso na difusão da pornografia infantil e apresentou alguns casos de abusos ocorridos em vários estados brasileiros.
Num linguajar simples, Dr. Carlos ressaltou a omissão da sociedade, de mães e responsáveis pela proteção das crianças, convidou a todos a aderir o movimento de combate a pedofilia e citou o Hospital Pérola Byinton de São Paulo como o maior centro de atendimento de vítimas de violência sexual da América Latina.
Durante o evento os representantes da Procuradoria de justiça de Minas Tarcísio Silva Altino e Matheus Pereira Alves fizeram a divulgação do projeto "Por dentro do MP", explicando a função e atuação do MP, principalmente de orientação e conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos.
Depois da palestra, a juiza diretora do Foro Maria Cristina de Souza Trúlio, que também é juiza da Infância e Juventude, colocou o judiciário à disposição dos interesses da população e a aluna Débroa representando a E.M. Maria Aparecida Dias e as acadêmicas da FESJ fizeram a entrega de uma lembrança sandumonense ao promotor Carlos.
Finalizando o momento, a coordenadora do Projeto Seja Dorense Maria do Carmo Nunes Nascimento fez um agradecimento especial ao palestrante Dr. Carlos José e ao integrante do Conselho Tutelar Wilson Nepomuceno, pela atuação ativa no Projeto e pela intermediação para a conquista da vinda do promotor em nosso município.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas Sebastião Cassete, do comandante da 63ª Cia de Polícia Militar Major Costa, do representante do Legislativo vereador Cláudio Almeida, do lider religioso Frei Justino, da chefe do Departamento de Educação Denise Beatriz Fernandes de Mendonça, do Presidente da Associação do Conselho Comunitário de Dores do Paraibuna Paulo dos Santos Silva, do representante do 4º Esq.CMEc 1º Ten. Campello, da representante da EPCAR Sarg. Fernanda, da profa. Rosa de Fátima Machado Pinheiro acompanhando as alunas da FESJ.
Tida Grillo
JornalismoPMSD