Terça, 20 de Abril de 2021
Testes rastreiam pessoas já expostas ao novo coronavírus
Uma nova bateria de testes foi realizada pela Secretaria de Saúde no supermercado BH. Ao todo, a secretaria realizou 121 testes rápidos nos trabalhadores do estabelecimento, tendo sido identificadas 13 pessoas com anticorpos para o novo coronavírus, porém sem a doença ativa e outros dois funcionários com sinalização de infecção pela Covid-19. Após essa testagem, ambos trabalhadores receberam orientações de isolamento e foram encaminhados pelo próprio supermercado para realização de contraprova. Os outros 106 testes apresentaram resultado negativo.
A testagem foi realizada após um diagnóstico positivo ter sido registrado em um funcionário da instituição. O Departamento de Vigilância Sanitária foi acionado e realizou a desinfecção do local, e, em seguida, a Secretaria de Saúde realizou 18 testes entre os trabalhadores. Na testagem foi identificado um segundo caso positivo e outros 17 negativos para a Covid-19.
O teste rápido é indicado para rastrear e identificar áreas que já foram expostas ao coronavírus. Conhecido como teste rápido (IgG e IgM), o modelo é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Aplicado o material reagente, em poucos minutos o resultado indica a presença ou não do vírus na amostra de sangue. O teste é capaz de identificar se a pessoa está ou já esteve com o vírus no corpo.
Rodrigo Abreu
Assessoria de Comunicação