Quarta, 17 de Março de 2021
Testes da Covid-19 realizados em supermercado e empresa de ônibus
A Secretaria de Saúde segue em mais uma semana com a estratégia de realizar a testagem em massa para detecção de pacientes que já tiveram contato com o novo coronavírus. Desta vez, equipes da pasta visitaram o Supermercado BH (antigo Sales), e a Celeste Viplan, empresa de ônibus que opera no transporte público do município.
No supermercado, foram realizados 141 testes rápidos nos trabalhadores, não tendo sido identificado nenhum caso positivo. Já na empresa de ônibus, 64 testes foram realizados, com nenhum caso ativo da doença encontrado. A testagem identificou que um funcionário da empresa já tinha anticorpos para o Sars-Cov-2, o que indica contato anterior com o vírus. Nas duas ações foram realizados um total de 205 testes de detecção da Covid-19.
A testagem foi realizada após um diagnóstico positivo ter sido registrado em um funcionário da instituição. O Departamento de Vigilância Sanitária foi acionado e realizou a desinfecção do local, e, em seguida, a Secretaria de Saúde realizou 18 testes entre os trabalhadores. Na testagem foi identificado um segundo caso positivo e outros 17 negativos para a Covid-19.
O teste rápido é indicado para rastrear e identificar áreas que já foram expostas ao coronavírus. Conhecido como teste rápido (IgG e IgM), o modelo é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Aplicado o material reagente, em poucos minutos o resultado indica a presença ou não do vírus na amostra de sangue. O teste é capaz de identificar se a pessoa está ou já esteve com o vírus no corpo.
A realização deste tipo de testagem contribui na elaboração de estratégias de enfrentamento à pandemia e no controle da proliferação do vírus em regiões geográficas demarcadas ou em populações que vivem em situação de agrupamentos.
Rodrigo Abreu
Assessoria de Comunicação