Sexta, 02 de Julho de 2021
Sobre a suposta aplicação de doses fora do prazo de validade
A respeito da matéria veiculada pelo Jornal Folha de S. Paulo em 2 de julho de 2021, sobre a suposta aplicação de doses da vacina da AstraZeneca fora do prazo de validade, a coordenação da campanha de vacinação contra a Covid-19 esclarece que não houve aplicação de nenhuma dose fora do prazo de validade no município.
De acordo com a matéria, o problema teria atingido dois lotes em Santos Dumont, 4120Z001 e 4120Z005. O primeiro, com prazo de vencimento em 14 de abril, foi recebido pela Secretaria de Saúde em 29 de janeiro e utilizado em sua totalidade durante o mês de fevereiro. Já o segundo lote, com prazo de vencimento para 29 de março, foi recebido em 1º de março e utilizado integralmente dentro de sua validade.
Todas as doses aplicadas no município são incluídas nos sistemas digitalizados dos governos Estadual e Federal de forma nominal, ou seja, com as especificações do cidadão que recebeu cada dose. Estes dados incluem informações pessoais, grupo prioritário pertencente e o lote da vacina recebida. A digitação nem sempre ocorre no dia de aplicação devido a dificuldades logísticas (de acesso a computadores e conexão com a internet). Porém as aplicações são feitas rigorosamente respeitando as normas de manuseio, inclusive a validade do imunizante.
Todos os imunizados recebem em sua carteira de vacinação a data da imunização e a inscrição do lote que foi aplicado e podem verificar a informação. Em casos de dúvidas, o Departamento de Vigilância em Saúde está à disposição para esclarecimentos.