Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

24º

17º

Terça, 08 de Abril de 2025

Secretaria Municipal de Educação e Cultura inicia Projeto Alimentação Saudável nas escolas da Prefeitura

Frutas e vegetais variados estão presentes todos os dias na merenda escolar

             A Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou o Projeto Alimentação Saudável nas escolas da Rede Municipal de Educação. Os cardápios estão sendo elaborados de acordo com a Resolução Federal Nº 06 de 08/05/2020, do Ministério da Educação – FNDE, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

            Segundo a nutricionista da Prefeitura Eduarda Savino, na preparação das merendas são priorizados alimentos in natura ou minimamente processados, com porções que respeitam as necessidades nutricionais diárias de cada faixa etária dos estudantes. Alimentos e bebidas ultraprocessados não são utilizados.

            Nas creches,  a alimentação é diferenciada, pensando na consistência das preparações  para bebês e nos micronutrientes prioritários que eles precisam como ferro, cálcio, vitamina C e vitamina A. As crianças recebem  quatro  refeições diárias: café da manhã, almoço, jantar e um lanche que normalmente é composto por frutas ou vitaminas.

             Frutas e vegetais variados estão presentes todos os dias na merenda escolar.  E como essa alimentação tem o objetivo contribuir para o crescimento, a aprendizagem e a formação saudável das crianças, foi  retirado do cardápio  das creches alimentos ricos em açúcar. O achocolatado em pó foi substituído pelo cacau em pó e as misturas para mingaus adoçados foram trocadas por preparações naturais adoçadas com frutas in natura.

            “Hoje estamos trabalhando  para  o retorno das hortas nas escolas e a implementação dos canteiros de hortas naquelas que já possuem o plantio e cultivo de hortaliças e legumes. Os  cardápios estão sendo pensados de acordo com os produtos disponíveis nessas hortas, de forma a ensinar a criança o valor nutricional do que plantam e comem”, enfatizou Eduarda.          

 

Arquivos: