Sexta, 02 de Setembro de 2022

Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária realiza projeto Horta Escolar Comunitária no CAIC; Projeto terá continuidade em outras escolas

Piloto aconteceu no CAIC e servirá de modelo para expansão em outras escolas da rede municipal

Com o intuito de promover a implantação de uma horta comunitária em ambiente escolar e de incentivar os estudantes a cultura de consumo de alimentos frescos e saudáveis, o projeto foi desenvolvido tendo como piloto a Escola Municipal Malaque Neif Haddad - CAIC, no bairro Córrego do Ouro

A implantação e condução comunitária de hortas em ambientes escolares são utilizadas como espaço de aprendizado pelos alunos, tornando o ambiente escolar mais agradável, servindo de instrumento pedagógico que possibilita o aumento do consumo de hortaliças e ervas aromáticas, promover mudanças de hábitos alimentares tanto dos alunos quanto da comunidade escolar, o resgate dos hábitos locais e a redução dos custos referentes à merenda escolar.

A implantação e manutenção da horta conta com a participação da comunidade, representada pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Córrego do Ouro, Sr. Wesley Brígido, a coordenação da Técnica em Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Tatiana Amaral, sob aval de Simone Mendes, Coordenadora de Abastecimento da Sec. de Agricultura. Além disso, a presença constante e agradável dos estudantes e da direção do CAIC contribuem na adesão ao projeto.

A horta escolar comunitária agroecológica do CAIC servirá de modelo para projetos futuros e poderá ser estendida a outras escolas e creches municipais de Santos Dumont.