Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

28º

21º

Sexta, 24 de Janeiro de 2025

Secretaria do Meio Ambiente já trabalha no Projeto de Revitalização do Horto Florestal

E quer criar pontos de ecoturismo: “Caminho Verde da BR 040 até o Horto Florestal” e o “Caminho Verde da BR499 no Parque da Lagoa”

Projeto Ciclo Sustentável

               A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trabalhando em projetos importantes de valorização das nossas riquezas naturais em matas e nascentes  e que visam dar maior visibilidade a cidade de Santos Dumont junto aos governos de Estado e Federal.

            A Revitalização do Horto Florestal, com a volta de plantio e coleta de sementes, produção de mudas de plantas e flores, plantio de espécies nativas, produção de mudas de ervas, é um projeto já em andamento com o objetivo de restaurar áreas verdes no município e proteger espécies de plantas e animais.

            Outro projeto de grande interesse da administração atual é a construção de uma Ciclovia ao longo da estrada que dá acesso a Fazenda Cabangu – BR499, já  em estudo de viabilidade junto ao Governo Federal, uma vez que tal estrada é uma das menores rodovias  federais do país.

            Segundo o secretário da pasta, Inácio Barbosa, na estrada de Cabangu e com o Horto revitalizado, o objetivo é criar dois pontos de ecoturismo, incentivando a formação de uma consciência ambientalista e de preservação: “Caminho Verde da BR 040 até o Horto Florestal” e o “Caminho Verde da BR499 no Parque da Lagoa”. Que seriam vias de acesso floridas e com paisagismos para passeios e lazer.

            Inácio explicou que o município já está em contato com o secretário de Turismo Leonidas José de Oliveira, pleiteando uma reavaliação das áreas de preservação, matas e nascentes, em conjunto com a Copasa, visando sensibilizar o Estado e o Governo Federal para a prática no município da normatização de preservação de manancial, sítios e reservas ecológicas.

            Todos esses projetos e outras iniciativas fazem parte do Projeto Ciclo Sustentável, que deve ser lançado pelo prefeito Pacífico Júnior, no dia Mundial da Água, 22/03, quando está programada a Corrida da Água.