Quarta, 03 de Fevereiro de 2021
Secretaria de Saúde realiza testagem em casa terapêutica
Seguindo a agenda de testagem em grupos vulneráveis, uma equipe da Secretaria de Saúde realizou testes em residentes da Comunidade Terapêutica SOS Vidas. A instituição dedica-se a apoiar dependentes químicos em seu processo de recuperação. Ao todo, 20 residentes foram testados e todos obtiveram o diagnóstico negativo.
O Pastor Carlos Guimarães, responsável pela instituição, agradeceu a secretaria e falou sobre a importância dos testes para a saúde dos internos: “Não poderia deixar de externar minha gratidão. Desde o começo da pandemia procuramos seguir todos os protocolos orientados pela pelo Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária e também a Secretaria Epidemiológica de Santos Dumont, com aferição diária de temperatura e outros protocolos, mas, infelizmente, alguns deles tiveram contato com o vírus. Hoje, através da testagem, podemos comprovar que não temos nenhum caso positivo dentro da instituição.”
O teste rápido é indicado para rastrear e identificar áreas que já foram expostas ao coronavírus. Conhecido como teste IgG e IgM, o modelo é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Aplicado o material reagente, em poucos minutos o resultado indica a presença ou não do vírus na amostra de sangue. O teste é capaz de identificar se a pessoa está ou já esteve com o vírus no corpo.
A realização deste tipo de testagem contribui na elaboração de estratégias de enfrentamento à pandemia e no controle da proliferação do vírus em regiões geográficas demarcadas ou em populações que vivem em situação de agrupamentos.