Terça, 12 de Dezembro de 2017
Secretaria de Saúde intensifica trabalho de prevenção a Febre Amarela
Secretaria de Saúde intensifica trabalho de prevenção a Febre Amarela
A Secretaria Municipal de Saúde está alerta e intensificando o trabalho de prevenção a Febre Amarela iniciado no início do ano, com campanhas pontuais de vacinação, orientação com distribuição de material educativo, monitoramento, "varredura" e vacinação na zona urbana e rural do município.
As equipes de saúde realizaram um dia especial de vacinação, com abertura de todas as Unidades de Saúde, de 8 às 16 horas, no sábado, dia 9/12, visando alcançar pessoas que trabalham ou têm dificuldade de tempo durante a semana. A vacinação continua com a vacinação durante toda a semana nos postos de saúde.
Na zona rural, uma programação de "varredura" e monitoramento da vacina contra a Febre Amarela iniciou na manhã de hoje (12/12) e prossegue até sexta-feira (15/12) com oito equipes perfazendo as localidades de Dores e Cachoeirinha/ Conceição do Formoso e São João da Serra/ Patrimônio dos Paivas, Mantiqueira e Posses/ Campo Alegre e região, além de todos os lugarejos próximos.
O trabalho está sendo executado com equipes formada por enfermeiros e agentes de saúde através de varredura de residências em área rural, para verificação dos cartões e imunização daqueles que não foram vacinados.
Segundo a coordenadora do PSF Cristiane Amorim Navarro, com a notícia, no início do ano, do aparecimento de um macaco positivo para Febre Amarela em Ewbank, a Secretaria de Saúde vem intensificando a prevenção no nosso município, com as equipes de saúde trabalhando arduamente na vacinação de todas as pessoas, para que nenhum cidadão sandumonense seja acometido com uma doença tão grave e letal como a Febre Amarela.
Lembrando que a vacinação continua disponibilizada em todas as Unidades de Saúde. A dose é única e portanto quem já se vacinou não precisa tomar de novo. Todos devem ser vacinados, inclusive adolescentes e jovens que ainda não se vacinaram. Acima de 60 anos recomenda-se buscar a orientação médica.
Segundo Cristiane houve o aparecimento de 04 macacos mortos no município no último mês e embora o resultado do material analisado não tenha sido disponibilizado ainda pela FUNED (Fundação Ezequiel Dias - BH), diante do quadro, a Secretaria de Saúde pede a todos aqueles que, por alguma razão, ainda não se vacinaram, irem ao posto de saúde mais próximo. O objetivo da Secretaria de Saúde é que a população esteja devidamente protegida e segura.
Tida Grillo
JornalismoPMSD