Terça, 28 de Fevereiro de 2023
Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a Covid-19 com dose ambivalente
Novo imunizante protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron
O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana a imunização contra a Covid-19 com as doses ambivalentes, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Neste momento a vacina é destinada para pessoas com 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (com 12 anos ou mais), trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos e membros de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Para que a vacinação aconteça é importante que a pessoa tenha tomado ao menos duas doses da vacina monovalente e a última dose deve ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.
As pessoas imunossuprimidas são aquelas que são portadoras de doenças autoimunes e/ou que fazem uso de medicamentos imunossupressores. Veja abaixo quais são os grupos de pacientes imunossuprimidos alcançados pela fase 1:
-
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
-
Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida;
-
Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
-
Pessoas com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas;
-
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
Esta etapa da vacinação continuará acontecendo na Faculdade Santos Dumont. O atendimento acontece de segunda à sexta, de 9h às 12h e 13h às 16h. É necessário apresentar o cartão de vacinas. Pacientes imunossuprimidos devem apresentar também um atestado ou declaração médica que comprove a condição.