Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Sexta, 18 de Setembro de 2015

Secretaria de Educação segue com curso de capacitação para profissionais da área

Secretaria de Educação segue com curso de capacitação para profissionais da área

 

            A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu uma capacitação PEAS - Programa Afetivo Sexual para supervisoras e profissionais que atuam no desenvolvimento do Programa nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social e justiça. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, na E.M. Anita Soares Dulci, contando com a participação das consultoras técnicas do PEAS pela Arcelor Mittal Andréa Righi, coordenadora do PEAS em Santos Dumont, e Stela Brasil.

            A capacitação teve como programação dois momentos importantes: o desenvolvimento do tema "Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes" por intermédio de palestra, exposição de conteúdo e debates participativos, no  dia 16, e reunião de Avaliação dos trabalhos PEAS implementados  nas escolas no 1º semestre e reunião de Planejamento para ações em 2016, na manhã do dia 17.

            Sob a coordenação da professora Cristine da Silva Reis, o PEAS está sendo aplicado sistematicamente nas escolas municipais de São João da Serra, Nova Dores, CAIC - Córrego do Ouro, Colégio Municipal São José e E.M. Anita Soares Dulci. Nas aulas PEAS, são trabalhados os temas drogas, gravidez na adolescência, bulling, gênero enfocando papéis de homens e mulheres numa sociedade em determinado tempo, e outros escolhidos pelos próprios alunos.  

            Com experiência de  mais de 15 anos no Programa Afetivo Sexual, Andréa e Stela ressaltam a  importância da continuidade, manutenção e acompanhamento do Programa nas escolas, uma vez que os resultados dos trabalhos não são imediatos  e são difíceis de medir. "Como o PEAS propõe mudança de comportamentos, de atitudes e práticas,  trabalhando a cultura e educação nas escolas, o seu efeito só poderá ser observado a longo prazo. A sexualidade está na pele de todos, nascemos com ela e pensamos, vemos e sentimos coisas a respeito sem falar e sem discutir o assunto, principalmente as crianças e os adolescentes que não possuem um mediador nesse processo de conhecimento/aprendizado. Por isso é importante a presença do PEAS nas escolas".

Tida Grillo

Jornalismo PMSD