Terça, 11 de Fevereiro de 2025
Sec. Agricultura informa: inseminação artificial e suporte técnico ao pecuarista
Programa Mais Genética - interessados devem se inscrever na sede da Secretaria, de 8 às 16h
Programa Mais Genética: inseminação artificial e suporte técnico ao pecuarista
A Secretaria Municipal de Agricultura informa que continua ativo o Programa Mais Genética, agora com sêmen bovino de Touro Holandês e Jersey. Os interessados devem ir ao prédio do Sindicato Rural, de 8 às 16h, neste mês de fevereiro.
Programa Mais Genética promove a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino, com o uso de inseminação artificial e suporte técnico. O Mais Genética tem parceria do Governo de Minas, Secretaria de Estado de Agricultura, Prefeitura e EMATER-MG e desde 2021 foi implantado em nosso município.
Até pouco tempo, a inseminação artificial não era prática comum às propriedades da agricultura familiar. O maior entrave eram os custos para aquisição e realização dos procedimentos. Por isso, o programa busca garantir o acesso a tecnologias de melhoramento genético do rebanho leiteiro, possibilitando aumento da produtividade na propriedade, além de agregar valor na hora da comercialização e aumentar a renda das famílias, proporcionando mais qualidade de vida.
O material genético disponibilizado aos agricultores familiares é procedente de animais testados e aprovados em grandes centrais de inseminação e proveniente das três principais raças de bovinos produtores de leite: Holandês, Girolando e Gir Leiteiro. A entrega é feita à Prefeitura que adere ao programa por meio de um termo de cessão e que fica responsável pela distribuição das doses, arcar com os custos de inseminadores e veterinários e de abastecer os botijões de nitrogênio líquido para a conservação dos sêmens. A EMATER-MG apoia o programa e presta a assistência técnica necessária de acordo com a demanda do agricultor.
Hoje, 50 pecuaristas de nosso município utilizam o programa de inseminação e os benefícios do programa são muitos: aumento da produção de leite, melhora da qualidade do leite, maior resistência do gado à doenças, sustentabilidade ambiental, aumento da renda familiar, fixação do homem no campo e redução do custo de produção.
Em nossa cidade, o responsável pela inseminação é Ismael Cabral, acompanhado do veterinário Diego Pampanelli, que contam com o total apoio do secretário Tião do Formoso e do prefeito Pacífico Júnior, que buscarão mais programas de incentivo à agricultura familiar.