Quarta, 30 de Junho de 2021

Saúde inicia a instalação de computadores no sistema de prontuário eletrônico da atenção básica

A Secretaria de Saúde de Santos Dumont iniciou a distribuição e instalação de computadores que serão dedicados à implantação do prontuário eletrônico em Unidades Básicas de Saúde - UBS de todo o município.

Os equipamentos foram adquiridos através de um recurso de R$100 mil, indicado pelo vereador Conrado Baptista, e encaminhado pela então Deputada Federal, Margarida Salomão, hoje prefeita de Juiz de Fora.  Ao todo, 13 máquinas foram distribuídas nos postos de saúde e dispõem de monitores e demais acessórios necessários no funcionamento.

A coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família -ESF,  Verônica Bordonal, falou sobre a importância da instalação do Prontuário Eletrônico e como ela irá refletir no aumento da arrecadação do município:  “Com a aquisição desses novos computadores poderemos melhorar a utilização do prontuário eletrônico, além de garantir maior arrecadação financeira, pois, devido a nova legislação do Previne Brasil, o município, na sua atenção primária, só vai receber recursos caso haja alimentação do sistema de prontuário eletrônico. O agente de saúde deve realizar o cadastramento e profissionais, médicos, de enfermagem e de odontologia, devem registrar seus atendimentos no sistema.”

O sistema já está em processo de instalação nas UBS da rede de atenção básica do município.

Rodrigo Abreu