Sexta, 20 de Julho de 2018
Santos Dumont sedia Oficina de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para o PNAE
Santos Dumont sedia Oficina de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para o PNAE
O município de Santos Dumont sediou a Oficina Regional sobre Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, oferecida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Viçosa - CECANE UFV, numa iniciativa do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão do qual é vinculado.
A Oficina, com uma carga horária de 8 horas, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e aconteceu no último dia 18/07, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Miguel e Almas, reunindo os atores envolvidos na execução do programa de alimentação escolar do PNAE, representantes do Conselho de Alimentação Escolar, nutricionistas, responsáveis técnicos e funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O objetivo da capacitação, que está sendo aplicada em vários municípios, é melhorar a articulação na aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar, visando a boa execução do PNAE em 2018, através do conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos municípios, do levantamento da demanda de alimentação escolar e da produção de alimentos na região.
A Oficina de Santos Dumont contou com representantes dos municípios de Belmiro Braga, Olaria, Bias Fortes, Goianá, Senador Cortes, Dona Euzébia, Laranjal, Senhora de Oliveira e Juiz de Fora. Os participantes serão os multiplicadores dos conhecimentos obtidos em suas cidades. A equipe do CECANE/UFV veio composta pelos agentes Dayane Moraes, nutricionista e responsável pela capacitação, Dayane Sandrely Mesquita, Marcelo Luiz da Silva Batista e a estagiária Michelle Macedo.
Nas palavras da agente Dayane Mesquita, a oficina está sendo oferecida a todos os municípios que estão com dificuldades em alcançar a recomendação de aquisição de no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar, conforme determinação do FNDE para o PNAE. "Nos encontros com os municípios levantamos as principais dificuldades e buscamos uma solução em conjunto para a consolidação da legislação vigente referente a alimentação escolar, no contexto atual de mudança na operacionalização do programa".
De Santos Dumont, participaram da oficina o Chefe de Departamento de Educação Renan de Souza e Silva, a supervisora Maria do Carmo Nunes, as funcionárias responsáveis pelas compras dos gêneros alimentícios Ana Cristina D'avilla Lopes e Ana Luiza Albanese, a funcionária da Secretaria Municipal de Agricultura Tatiana Lima do Amaral eo representante da Emater Luciomar de Carvalho Ribeiro.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD