Segunda, 28 de Dezembro de 2020
Santos Dumont regride à Onda Vermelha do Programa Minas Consciente
Seguindo uma recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Governo Municipal, juntamente com uma deliberação do Comitê Emergencial de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, que se reuniu extraordinariamente na tarde desta segunda-feira, 28 de dezembro, o município de Santos Dumont adere a partir de amanhã, 29 de dezembro, a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente.
Nesta fase do Programa, somente atividades consideradas essenciais são autorizadas a funcionar. Comércios varejistas, bares, restaurantes, lanchonetes e todo o tipo de atividade econômica não classificada na Onda Vermelha não estão autorizadas a funcionar a partir do próximo dia 29.
Aumento no número de casos
A decisão foi tomada após a constatação do forte avanço da doença pela cidade. No último mês, a cidade registrou o aumento de 280 casos confirmados, um avanço de 74% em 30 dias. Houve também neste período o registro de quatro óbitos confirmados entre sandumonenses, e um em investigação. O Hospital de Misericórdia de Santos Dumont registrou outros óbitos neste período de pacientes de outros municípios que foram atendidos pela instituição.
Além disso, o HMSD, referência no tratamento à Covid-19 em Minas Gerais, registrou um aumento considerável no número de pacientes atendidos no último mês. A instituição chegou a registrar picos de 90% de ocupação de leitos de UTI dedicados ao tratamento da Covid-19 e uma média mensal consolidada em cerca de 62%.
Outro fator considerado foi o avanço da doença na Macrorregião Sudeste de Minas Gerais, que levou ao Estado de Minas Gerais a enquadrar toda a região na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. Cidades vizinhas como Juiz de Fora, Barbacena, São João Del Rey dentre outras também estão na fase mais restritiva do Programa.
O Sistema de Saúde tem operado em saturação
Cidades da região chegaram a alcançar 100% de ocupação dos leitos UTI dedicados a pacientes acometidos com a Covid-19. O Hospital de Santos Dumont também atende pacientes da micro e macrorregião de saúde.
Segundo dados da Vigilância em Saúde de Santos Dumont, a Covid-19 também tem avançado entre populações consideradas de risco. Pessoas com comorbidades e também idosos estão entre os novos pacientes da doença.
O avanço da doença pelo estado de Minas Gerais também tem atingido também leitos convencionais, com médicos e enfermeiros afastados do trabalho ou direcionados ao tratamento exclusivo da Covid-19.
Considerando isso, o Comitê decidiu em maioria pela adesão da Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. A fase mais restritiva permanece até o dia 7 de janeiro de 2021, quando nova deliberação será feita.
Clique aqui para acessar o decreto na íntegra.