Terça, 27 de Outubro de 2015
Santos Dumont participa de Encontro de Gestores da Educação em JF
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura participou do Encontro de Gestores Municipais para o Fortalecimento de Ações Educacionais, realizado na UFJF em 18 de setembro. Durante o evento, esteve presente o Escritório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, que por intermédio de seus técnicos, prestou esclarecimentos e dirimiu dúvidas quanto aos principais programas do órgão, em atendimentos individuais aos municípios.
O Encontro contou com a participação de prefeitos e secretários de educação da Zona da Mata e foi aberto pelo Presidente do FNDE Antônio Idilvan de Lima Alencar, que palestrou sobre as importantes ações e Programas da educação, nos quais o FNDE entra como suporte técnico e financiamento no campo educacional.
O objetivo do Encontro foi auxiliar os gestores quanto aos programas de apoio suplementar do governo federal, facilitando o acesso a autarquia. O Escritório FNDE é uma iniciativa que leva atendimento institucional aos estados e municípios, tendo como característica ser resolutivo. Nas palavras do presidente Idilvan, "o nosso papel é o de nos aproximarmos dos gestores para ajudar a sanar problemas e levar informação."
O 'Escritório FNDE' já esteve presente em 17 estados brasileiros, e se trata de um espaço aonde os gestores e técnicos da educação podem não só tirar dúvidas, mas principalmente encaminhar soluções, sendo esse o grande diferencial do espaço: focar na resolução de problemas, na implantação de projetos e operação dos programas do FNDE.
Segundo a chefe do Departamento de Educação Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça, presente ao momento, a maioria dos atendimentos recebe avaliações positivas e se referem ao Plano de Ações Articuladas (PAR), ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e a obras – escolas, creches, construção e cobertura de quadras poliesportivas.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD