Sexta, 04 de Setembro de 2015
Sandumonenses participam do VI Encontro dos Pesquisadores do Caminho Novo
Funcionários da Divisão de Turismo e de Cultura participaram no último dia 28 do VI Encontro dos Pesquisadores do Caminho Novo na cidade de Simão Pereira, que prorrogou até o dia 29, com o tema "Os Registros, passado e futuro do Caminho Novo".
O objetivo do Encontro foi reunir não só pesquisadores do Caminho Novo, mas também pessoas e ou entidades envolvidas na preservação histórica e cultural dos municípios que fazem parte do Caminho Novo.
Durante a programação, dentre os vários temas abordados, foi destaque a apresentação do Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de Minas Gerais Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda a respeito do Registro do Paraibuna, posto de fiscalização do Caminho Novo.
Bastante interessante também foi a exposição dos professores Márcia Duarte dos Santos e Antônio Gilberto da Costa da Universidade Federal de Minas Gerais com o trabalho de Cartografia Histórica de Minas Gerais, destacando o Caminho Novo e a Comarca do Rio das Mortes.
Outro momento importante foi a apresentação do trabalho realizado pelo Arquivo Público Municipal de Belo Horizonte: “A preservação do patrimônio cultural documental dos municípios do Caminho Novo”, ministrada pela profa. Helena Guimarães Campos.
Segundo a Chefe da Divisão de Arquivo Público Ana Maria Marques Dias, o evento foi uma excelente oportunidade de trocas de conhecimento e saber em relação aos trabalhos e ações voltadas a preservação histórica e cultural implementadas nos municípios vizinhos. "Esses Encontros são pertinentes pois proporcionam uma capacitação a todos envolvidos com a preservação cultural e turismo a respeito das abordagens do Caminho Novo", ressaltou Ana.
O grupo de nossa cidade participante do Encontro em Simão Pereira foi composto pelo Chefe da Divisão de Turismo Bruno Campos Guillarduci, pelas funcionárias Ana Maria e Edinéia Aparecida da Silva da Divisão de Arquivo e Patrimônio Cultural, pela estagiária de Turismo KátiaAmorim Ferreira e pelo pesquisador do Caminho Novo Newton Hermógenes.
Tida Grillo
jornalismo PMSD