Quarta, 05 de Abril de 2017
Reunião técnica de alinhamento CTCN
O município de Santos Dumont esteve presente a reunião técnica de Alinhamento do Circuito Turístico Caminho Novo- CTCN realizada no auditório do ICH Novo da UFJF na tarde do dia 4/04, em Juiz de Fora, com a presença do assessor Bruno Ramos e da jornalista Tida Grillo.
O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Turismo, dep. Estadual Ricardo Faria que ressaltou as ações da Secretaria de Turismo que hoje trabalha no fortalecimento dos circuitos turísticos de minas e no fortalecimento das agendas de turismo.
Enfatizando a importância do Projeto de Lei referente a Política Pública Estadual de Turismo, em trâmite na Assembléia Legislativa, o secretário Ricardo explicou que está percorrendo as regiões turísticas de Minas para conhecê-las e reafirmar o seu compromisso de construção do turismo que permita a sua retroalimentação.
O secretário anunciou o desenvolvimento de dois novos programas voltados aos circuitos turísticos como instâncias de governança: um de apoio às festividades turísticas, com o oferecimento de infraestrutra para prover os eventos locais dos municípios e o outro de implementação ou reforma de sinalização turística que visa atender as necessidades de acesso aos pontos turísticos de pórticos e portais de embelezamento, sinalização vertical e horizontal e sinalização de rotas de peregrinação.
Na oportunidade, o município de Santos Dumont entregou o projeto de recuperação do Museu de Cabangu ao secretário, que se mostrou muito acessível e sensibilizado com a causa da Fazenda Cabangu.
Posteriormente o Diretor de Regionalização e Descentralização da Política do Turismo da SETUR MG, Márcio Ribeiro, fez uma breve apresentação do Decreto de competência da Secretaria de Turismo, com sua nova organização, voltada ao fortalecimento do ambiente do circuito.
Encerrando o momento, a gestora do CTCN Daniele Feyo apresentou o projeto de alinhamento técnico do circuito Caminho Novo, com os desafios e as perspectivas, convocando os municípios integrantes - Juiz de Fora, Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Simão Pereira e Santos Dumont a participarem com ações efetivas.
Tida Grillo