Quarta, 25 de Outubro de 2023

Reinauguração da Praça Bagatelle com recuperação da réplica do 14 bis

Encerramento oficial das comemorações alusivas ao Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont

Reinauguração da Praça Bagatelle com recuperação da réplica do 14 bis

Reinauguração da Praça Bagatelle com recuperação da réplica do 14 bis

A Prefeitura de Santos Dumont entregou a Praça Bagatelle revitalizada e a restauração da réplica do aeroplano 14 bis na noite do dia 23/10, marcando o encerramento das comemorações alusivas ao Sesquicentenário de Nascimento de Alberto Santos Dumont.

O evento foi presidido pelo vice prefeito Luiz Gonzaga Pereira Toledo, que ressaltou a importância da obra para o turismo e para maior divulgação dos feitos do Pai da Aviação, uma vez que a Praça Bagatelle fica na entrada da cidade – Trevo Sul, e a exposição do aparelho 14 bis representa o símbolo da conquista de voar de Alberto Santos Dumont.

A Praça Bagatelle ganhou paisagismo novo, iluminação e novo gradeamento de proteção para o contorno do monumento. Um espaço de fácil acesso para os turistas. Campo de Bagatelle, em Paris, foi o imenso palco onde o mundo assistiu pela primeira vez, o voo do mais peado que o ar – o 14 bis. Numa tentativa de erguer-se do chão, Santos Dumont subiu no “Pato Selvagem”, mandou que virassem a hélice e o monomotor deslizou pelo chão ganhando força para subir. Nessa data, em 23 de Outubro de 1906, Alberto Santos Dumont alçou vôo e manteve-se no ar cerca de 60 metros num aparelho mais pesado do que o ar, erguendo-se por meio próprio, e conquistando a Taça Archdeacon e o prêmio de 1500 francos, estabelecido pelo Aero Clube da França.

Presente ao evento, o presidente da Comissão organizadora dos festejos do Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, Deoclides dos Santos P. Neto, deixou a seguinte mensagem:

“encerramos condignamente as comemorações alusivas ao aniversário de 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, com a certeza que mais uma fez a honra e os feitos do Pai da Aviação foram reconhecidos e valorizados na nossa e demais nações, mantendo viva essa história que de maneira especial orgulha a nós filhos desta terra".

Arquivos: