Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Segunda, 17 de Agosto de 2015

Registro do Queijo do Reino como Bem Imaterial

Registro do Queijo do Reino como Bem Imaterial

 

 

                Com base no estudo realizado pela Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural sobre a importância do Queijo do Reino como Bem Imaterial do município de Santos Dumont, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural solicitou o Registro do Processo de Produção do Queijo do Reino como Bem Imaterial Sandumonense.

                Esse pedido se justifica através dos registros históricos, econômico e cultural envoltos no processo de fabricação do Queijo do Reino em Santos Dumont e região. A solicitação foi embasada no Decreto nº 42505 de 15 de abril de 2002 que “Institui as Formas e Registros de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível que constituem patrimônio cultural de Minas Gerais”.

                Sendo assim, os membros do Conselho de Patrimônio acharam relevante o registro do modo de fazer do Queijo do Reino por se tratar de um patrimônio não só sandumonense como também regional, pois sua produção outros municípios circunvizinhos.

                Diante do exposto, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural emite parecer favorável ao processo de produção do Queijo do Reino como bem imaterial de Santos Dumont e torna público sua decisão através desta publicação.

Cláudia Rocha Jorge

Presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural