Segunda, 17 de Agosto de 2015
Registro do Queijo do Reino como Bem Imaterial
Com base no estudo realizado pela Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural sobre a importância do Queijo do Reino como Bem Imaterial do município de Santos Dumont, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural solicitou o Registro do Processo de Produção do Queijo do Reino como Bem Imaterial Sandumonense.
Esse pedido se justifica através dos registros históricos, econômico e cultural envoltos no processo de fabricação do Queijo do Reino em Santos Dumont e região. A solicitação foi embasada no Decreto nº 42505 de 15 de abril de 2002 que “Institui as Formas e Registros de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível que constituem patrimônio cultural de Minas Gerais”.
Sendo assim, os membros do Conselho de Patrimônio acharam relevante o registro do modo de fazer do Queijo do Reino por se tratar de um patrimônio não só sandumonense como também regional, pois sua produção outros municípios circunvizinhos.
Diante do exposto, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural emite parecer favorável ao processo de produção do Queijo do Reino como bem imaterial de Santos Dumont e torna público sua decisão através desta publicação.
Cláudia Rocha Jorge
Presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural