Terça, 13 de Novembro de 2018
Projeto Voto Cidadão é encerrado nas escolas do município
Projeto Voto Cidadão é encerrado nas escolas do município
A apresentação dos resultados do Projeto Voto Cidadão, com a participação dos alunos das nove escolas beneficiadas, encerrou com chave de ouro a iniciativa da Fundação ArcelorMittal de trabalhar de forma didático-pedagógica a importância do voto e dos mecanismos da democracia nas escolas.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto foi desenvolvido nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas: Colégio São José, Colégio Santo Antônio E.M. Anita Soares Dulci, E.M. Maria Aparecida Dias (Dores), E.M. Formoso, E.M. João Mazilão (São João da Serra), E.E. Padre Antônio Vieira, E.E. Cornélia Ferreira Ladeira, E.E. Engenheiro Henrique Dumont e E.E. Governador Bias Fortes.
O Projeto Voto Cidadão objetivou a conscientização dos alunos para a importância do voto e do exercício da cidadania através da escolha democrática, por meio de discussões sobre o assunto e atividades de conteúdos relacionados.
O evento de apresentação dos resultados aconteceu na tarde do dia 11/11, na quadra do Colégio Municipal São José, quando grupos de alunos, representando suas escolas, mostraram o conteúdo aprendido por meio de depoimentos. A ação foi enriquecida com a presença do representante da justiça Eleitora Dr. Guilherme Augusto C. Machado, e da Juiza da Vara da Infância e da Juventude Dra. Maria Cristina de Souza Trulio, diretora do Foro da Comarca de Santos Dumont.
Em suas palavras, Dr. Guilherme lembrou a complexidade do sistema democrático, ressaltando que o exercício de cidadania continua com a fiscalização dos atos praticados pela pessoa eleita. Por sua vez, Dra. Maria Cristina enfatizou a importância da responsabilidade de uns com os outros, buscando sensibilizar os alunos para o fato de que " quando votamos, estamos dando autorização para que pessoas escolhem coisas e tomam decisões em nosso lugar".
A coordenadora do Projeto Lafábbrica, executora do Projeto Voto Cidadão, idealizado pela Fundação ArcelorMittal, Elaine Marin, explicou que por tudo que o projeto envolveu, abordando conteúdos e ensinando aos jovens os mecanismos da democracia, dentro da lei e das normas, deu subsídios para que possam agir, a partir de agora, com responsabilidade e conscientes de seus atos refletem em resultados bons ou ruins.
Para os alunos, os conhecimentos adquiridos e consolidados foram muitos, mas principalmente a importância do papel de cada um para o bem da democracia, o fato de que o voto consciente proporciona melhorias para todos, refletindo em sua vida, e que o seu resultado representa verdadeiramente a escolha das maiorias.
A tarde contou com a participação de representantes da ArcelorMittal Juliana Moreira Costa e Marina Marques da Comunicação e Catarina Lutero - Analista de Projetos, da secretária de Governo Sheila Alvim, dos representantes da Secretaria de Educação prof. Renan de Souza e Silva e Rogéria Ferreira e dos representantes das escolas: diretora Denise Beatriz A.F de Mendonça, Érica Vidigal, Hélia Maria Dias de Campos, Ana Maria Marques Dias, Marília Cláudia Berg, Sirley de F. Batista Celino, Lilian Gomes, Jane Fortes, Rosemeyre A. da Silva, Rosimar Mendonça, Maria Aparecida da Silva, Adriane Vianna, Aline Cruz, Alexandra Ferreira, Nazir Silva de Brito, Fabiana Brasil, Viviane Machado, Isaurinha Corrêa Rocha, Aline Ferreira, Deiviane Viana e Liliane Mendes.
{gallery}/media/jw_sigpro/users/0000000704/Voto Arcelor{/gallery}
Tida Grillo - JornalismoPMSD