Quinta, 27 de Agosto de 2015
Projeto Samuzinho orienta sobre o uso devido do SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Emergência Regional - CISDESTE, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciaram a divulgação do projeto "Samuzinho" nas escolas de ensino fundamental da rede pública e privada de Santos Dumont. O projeto tem por objetivo orientar as crianças e adolescentes sobre a importância e finalidade do serviço SAMU - 192, esclarecendo sobre o uso devido de ligação ao auxílio e danos causados pelos populares "trotes".
O "Samuzinho" surgiu da necessidade de conscientização da comunidade a respeito das ligações e chamados ao serviço 192, visando reverter o alto índice de ligações indevidas (trotes), que acaba prejudicando outros atendimentos.
O Projeto "Samuzinho" está sendo trabalhado nas escolas através de apresentação de peça lúdica com fantoches, feita pela equipe do SAMU coordenada pelo enfermeiro Júlio César Oliveira, que orienta quanto a importância da atuação correta em situação de risco e forma de solicitação de ajuda. Os profissionais envolvidos com o projeto - médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas- buscam desmistificar idéias errôneas comumente associadas a impulsos na procura do auxílio à saúde.
A 1ª escola a receber o projeto foi o CAIC Malaque Neif Haddad no Córrego do Ouro, onde a apresentação do Projeto Samuzinho reuniu cerca de 200 alunos no auditório. O projeto continuará com uma programação de apresentação da peça lúdica nas escolas do município, a capacitação dos profissionais da área de saúde com palestras que objetivam suporte básico de vida e Projeto Samu nas ruas abordando as pessoas a respeito do SAMU 192.
Segundo a secretária Municipal de Saúde Thaís Gomes Moreira o momento de atuar com as crianças é agora, fazendo com que entendam a importância do serviço e aprendam ações de primeiros socorros. " Acreditamos no potencial e desempenho infantil, como agente de apoio, educação e crescimento da fonte divulgadora correta. Se as crianças aprenderem desde cedo o que deve ser informado no momento de acionar o SAMU 192, economizaremos tempo e salvaremos mais vidas".
De acordo com informações do NEP - Núcleo de Educação Permanente do CISDESTE, desde que foi implantado o Projeto Samuzinho na região, em abril deste ano, o número de chamadas indevidas no 192, os trotes, reduziram de 15 para 9%.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD