Segunda, 28 de Agosto de 2023

Programa Sinal Vermelho - código alerta de violência é divulgado em SD

Seminário reúne rede de proteção às vítimas de violência doméstica e discute fatos que ocorrem em nossa cidade

Programa Sinal Vermelho - código alerta de violência é divulgado em SD

Num esforço conjunto de toda a rede de proteção às vítimas de violência doméstica na cidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas, integrada as sua equipes do CREAS e dos CRAS, promoveu no último dia 25/08, um seminário de combate a esse tipo de violação, em prol da campanha AGOSTO LILÁS.

O evento contou com os ensinamentos do diretor regional da SEDESE de Juiz de Fora, Matheus Oliveira, da coordenadora da Casa de Therta de JF (acolhimento às vítimas), Senira Regina Rocha, e da Juíza de Direito Dra. Maria Cristina de Souza Trúlio, que para a felicidade da Comarca de Juiz de Fora vai assumir a vara de violência doméstica daquela localidade.

Houve ainda a presença dos representantes da 63ª Cia Polícia Militar, Major Carlos Paiva e do Cabo da PPVD Wanderson, da secretária de assistência social Valquíria Carvalho, da coordenadora do CREAS Tatiana Emídio, dos coordenadores e funcionários do CRAS, do presidente da 29ª subseção da OAB-MG, Dr. Sandro Vilela Damasceno e da comissão de enfrentamento de violência doméstica do órgão na cidade, de demais representantes de entidades e pessoas físicas envolvidas nessa importante causa.

Segundo a coordenadora do CREAS, Tatiana Emídio, o seminário buscou a conscientização contra a violência da mulher, numa reflexão sobre os impasses e desafios encontrados na construção de uma rede  de assistência às vítimas de violência doméstica.

Sinal Vermelho = código para socorro

Na oportunidade, foi implantado no município a campanha “Sinal Vermelho”, em parceria com a Associação Comercial de Santos Dumont.  A vítima de maus tratos poderá usar a cor vermelha, por exemplo batom e escrita na mão, para sinalizar que precisa de ajuda. Identificado que uma mulher manifestou o sinal, a pessoa mais próxima deverá acionar imediatamente os órgãos competentes: Polícia Civil, Polícia Militar, CREAS, CRAS e outros.

Política Nacional, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; A campanha Sinal Vermelho é um aviso de socorro que a vítima poderá fazer a alguém, sendo um código de denúncia de situação de violência, visando facilitar uma comunicação divulgada e conhecida nacionalmente, para ajudar nos casos de violência contra a mulher.