Terça, 22 de Agosto de 2017
Programa Saúde na Escola – PSE
Aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e Cultura -SEMEC, a primeira reunião da Comissão Coordenadora e de Acompanhamento do Programa Saúde na Escola - PSE do Município de Santos Dumont, na tarde do dia 22/08.
A Comissão Coordenadora e de Acompanhamento do PSE foi criada através do Decreto nº 3.035 de 07/08/2017, com o objetivo de planejar as ações em saúde que deverão ser realizadas nas 42 escolas da rede Municipal e Estadual do município, visando a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos.
A Comissão do PSE é formada pelos servidores da saúde enfermeiras Cristiane Amorim Navarro Werneck, Jussara Albino de Paula Conceição e Patrícia Aparecida de Sá Souza e pelos funcionários da Educação Eduardo Antônio Rotatori Pereira, Maria do Carmo Nunes do Nascimento e Renan de Souza e Silva.
Entre as ações pactuadas do programa para serem priorizadas nas escolas neste ano, dentro dos projetos didáticos estão:
Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti,
Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável,
Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor,
Verificação da situação vacinal e
Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração. Entre outras.
Segundo o Chefe do Departamento de Educação Renan de Souza e Silva todas as ações do PSE devem ser desenvolvidas por meio de atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde nas escolas, envolvendo um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. "O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidade que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino", ressaltou Renan.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde e comunidade escolar, local institucional privilegiado por ser espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés da educação integral.
Tida Grillo