Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quinta, 19 de Julho de 2018

PROERD forma nova turma no município

PROERD forma nova turma no município

PROERD forma nova turma no município

            Em clima de festa e com platéia cheia, mais de 400 alunos do ensino fundamental das escolas E.E. Vieira Marques, E.E. Cornélia Ferreira Ladeira, E.M. Malaque Neif Haddad- CAIC, Núcleo de Ensino Arco Iris e Colégio Municipal São José participaram, no último dia 12/07, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, da Polícia Militar (PM), no Grêmio Mário de Lima.

            A cerimônia foi conduzida pelo comando da 63ª Cia PM, com a presença da Secretária Municipal de Educação e Cultura Bárbara Vieira Marques B.Moreira, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas Patrícia Almeida, pela Chefe de Gabinete Sheila Ribeiro Alvim, pelo Chefe de Departamento de Educação Renan Souza e Silva, pela instrutora PROERD Cabo Ellen, pelos vereadores José Lúcio e Cláudio Almeida e pelas diretoras das escolas participantes, além de policiais militares, professores e familiares dos alunos.

            O Proerd foi criado em 1983 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1992, visando levar aos alunos/escolas boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, dizendo não às drogas, livre de violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

            “Luz, câmera, ação” é um dos lemas do PROERD, que a Polícia Militar desenvolve ao lado da escola e da comunidade, no fortalecimento dos valores essenciais de respeito à família, ao próximo e de valorização da vida. O programa é aplicado através de conteúdos e ferramentas voltados para que a criança não se torne vítima das drogas ou da violência, reconhecendo as pressões e influências diárias que podem levam a comportamentos violentos e atitudes de fugas.

            A abordagem é bem vista pelos familiares, que acreditam que a conscientização na pré-adolescência é ideal e contribui muito para reforçar o que já é ensinado em casa. A família dá a base que é reforçada nas aulas do PROERD. Por outro lado, é visível a alegria das crianças em participar do programa. Durante o evento, mostraram muita firmeza, respeito e grande integração ao cantar o lema do PROERD.

            Em Nota Oficial, o Comando do 9º Batalhão da PM da 13ª Região da PM/MG, manifestou sua mensagem: "O esforço de toda comunidade deve ser para que a sala de aula seja um ambiente de construção de uma sociedade cada vez melhor, por meio da agregação de valores éticos, morais, sociais e espirituais ao indivíduo em crescimento, que o conduzam para o caminho da honestidade e do bem. Se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis em todos os aspectos de suas vidas. Nosso agradecimento aos parceiros que entenderam a magnitude do PROERD e somaram conosco nesta empreitada, principalmente as diretoras, professoras, prefeituras municipais e a todos que contribuem para o sucesso do programa". Ten. Cel. PM Ângelo Augusto de Pádua e Silva.

{gallery}/media/jw_sigpro/users/0000000704/Proerd2018{/gallery}

Tida Grillo

JornalismoPMSD