Terça, 21 de Dezembro de 2021

Primeira etapa da restauração do Centro Cultural da Estação foi entregue nesta terça (21)

Nesta etapa foram concluídos os trabalhos de restauro da fachada, telhado e parte elétrica

Foi inaugurada hoje a primeira etapa da obra de restauro do Centro Cultural de Santos Dumont. Nesta etapa foram entregues a restauração da fachada, telhado e sistema elétrico, que posteriormente ainda será adequado conforme novas etapas da restauração interna ocorram.

O prédio foi concebido como estação ferroviária da cidade e mantém até hoje a arquitetura original. Atualmente o local abriga o Centro Cultural da Estação, um espaço utilizado para manifestações de artistas sandumonenses e está passando por um processo completo de restauração para fornecer maior comodidade e conforto para artistas e turistas que utilizarem o local.

O Secretário de Administração, José Geraldo de Almeida, esteve no local representando o Prefeito Carlos Alberto de Azevedo e ressaltou a importância do projeto para a população sandumonense, agradecendo também o empenho de todas as partes envolvidas para que o projeto acontecesse. Consoante, o Vice-Prefeito de Santos Dumont, Luiz Gonzaga Toledo Pereira, também exaltou a importância do projeto para a prática turística sandumonense, considerando o projeto um pontapé inicial para novas atividades do setor.

Também estiveram na cerimônia outros representantes da Prefeitura de Santos Dumont, como o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Andrade e o Chefe do Departamento de Cultura, Renan Souza, que também prospectam o projeto como um importante passo para a promoção cultural e turística da cidade.

O PROJETO

A restauração promete consolidar o Centro Cultural como um importante centro cultural na cidade. Além disso, com o restauro completo, o complexo funcionará como um importante incentivo à prática turística no município. O projeto é de autoria da Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont, a AMA SD. Para Tiago Guimarães, presidente da associação, este é um marco histórico para o município, dada a importância e riqueza do património.

A execução da obra foi financiada com recursos da Lei Rouanet, patrocinados pela empresa MRS Logística. Sérgio Carrato, Consultor Ferroviário e Carla Costa, Coordenadora de Relacionamento Institucional estiveram na solenidade representando a empresa e falaram sobre a importância para a MRS de fazer parte de projetos grandiosos como este.