Sexta, 05 de Abril de 2019
Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019
Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019
A ArcelorMittal lançou, na tarde do último dia 04/04, no auditório da Faculdade Santos Dumont, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, com o tema Água – economizar para não faltar. Neste ano, as crianças e adolescentes estão sendo desafiados a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na sua escola ou dentro da comunidade.
Alinhado aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2010 da ONU, o Prêmio convida a preservação do recurso natural mais importante para a vida e chama a atenção sobre o desperdício e o mau uso da água. O objetivo da ArcelorMittal é formar um time de cientistas-mirins e jovens para colocar em prática ações que contribuam com o meio ambiente.
O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e proposto a todas as escolas da Prefeitura, do Estado e particulares do município. Depois da apresentação do Programa, foi feita uma capacitação de professores pela educadora ambiental diretora do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos Mônica Osório Simons e foram distribuídos kits educativos para se trabalhar com as turmas.
Segundo a representante da ArcelorMittal/ Juiz de Fora Juliana Moreira Costa, “estamos propondo o desenvolvimento de um trabalho investigativo e de experimentação em que o tema água possa ser refletido no cotidiano do ambiente escolar, de forma que o professor e os alunos percebam o projeto como um instrumento de ensino e não como um trabalho extra”.
Em sua apresentação, a educadora ambiental Mônica propôs atividades nas quais os alunos vão aprender a modificar e melhorar a realidade a sua volta, como a construção de uma cisterna para captação e reaproveitamento da água de chuva ou criação de horta com irrigação sustentável.
Para o Chefe de Departamento de Educação, prof. Renan Souza e Silva, o Prêmio instituído pela Arcelor motiva professores e alunos a pensar, criar e buscar formas de preservação ambiental, com experimentos e trabalhos, que acabam criando hábitos de consumo consciente.
Tida Grillo/Bruno Ramos
JornalismoPMSD