Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Terça, 13 de Abril de 2021

Prefeitura já realizou quase 10 mil testes contra a Covid-19 em 7 meses

Prefeitura já realizou quase 10 mil testes contra a Covid-19 em 7 meses

A Prefeitura de Santos Dumont, através da Secretaria de Saúde, tem realizado diversas ações de enfrentamento à pandemia para frear o avanço da doença pelo município. É sabido que a pandemia avançou em todo o Brasil nas últimas semanas, porém, ações de controle e monitoramento dos casos contribuem para que a secretaria entenda o perfil epidemiológico da cidade e faça o planejamento de combate ao novo coronavírus.

 

Uma das principais ferramentas de combate aplicadas no município tem sido a realização de testagens em massa em grupos específicos com risco de exposição ao vírus. A ação já percorreu diversos segmentos da sociedade, e contribuiu na elaboração de estratégias de combate à pandemia. Supermercados, taxistas, polícia, empresas de transporte público, casas de recuperação de dependentes químicos, penitenciária, comunidades quilombolas e diversos outros setores já passaram pelas baterias de exames. 

 

A estratégia, que vem sendo adotada desde o início da pandemia e após a disponibilidade de testes no mercado, ganhou reforço nos últimos meses. De outubro para cá, quase 10 mil testes rápidos foram realizados nos mais diversos setores da sociedade sandumonense. Deste montante, cerca de 1.650 testes foram encaminhados para o Hospital Misericórdia Santos Dumont - HMSD, e também foram ferramentas importantes para o gerenciamento da doença pela instituição.

 

 

Sobre os testes

 

 

A testagem foi realizada após um diagnóstico positivo ter sido registrado em um funcionário da instituição. O Departamento de Vigilância Sanitária foi acionado e realizou a desinfecção do local, e, em seguida, a Secretaria de Saúde realizou 18 testes entre os trabalhadores. Na testagem foi identificado um segundo caso positivo e outros 17 negativos para a Covid-19. 

 

O teste rápido é indicado para rastrear e identificar áreas que já foram expostas ao coronavírus. Conhecido como teste rápido (IgG e IgM), o modelo é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Aplicado o material reagente, em poucos minutos o resultado indica a presença ou não do vírus na amostra de sangue. O teste é capaz de identificar se a pessoa está ou já esteve com o vírus no corpo. 

 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação