Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Sexta, 23 de Abril de 2021

Prefeitura busca fortalecimento do departamento de segurança do trabalho

Prefeitura busca fortalecimento do departamento de segurança do trabalho

Com o objetivo de promover maior segurança ao trabalho e suporte aos seus colaboradores, a Prefeitura de Santos Dumont vem elaborando um projeto para fortalecer o departamento de segurança do trabalho nas repartições públicas que competem ao Poder Executivo. 

 

Na tarde de ontem, 22, o Prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Betinho), juntamente com representantes da Secretaria de Saúde, Departamento de Recursos Humanos, Departamento Jurídico, Secretaria de Administração e diversos outros setores da administração municipal reuniram-se a fim de discutir soluções para implementar exames e procedimentos da segurança do trabalho nos departamentos públicos.

 

As tratativas objetivam a implementação de programas e protocolos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO e Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT.

 

Os protocolos

 

O PPRA objetiva a preservação e integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos) que possam existir no ambiente de trabalho

 

Já o PCMSO assume um caráter preventivo, por meio de rastreamento e diagnóstico precoce de agentes que possam causar danos à saúde dos funcionários. O PCMSO é estruturado seguindo um planejamento anual, o qual deve constar as ações e exames que serão executadas ao longo do ano, assim como estatísticas e seus resultados.

 

Por fim, o  LTCAT é usado para certificar que o trabalhador esteve exposto a determinados riscos ambientais durante o período de permanência na empresa. Nesse sentido é a partir dele que é determinada a necessidade ou não da aposentadoria especial pelo INSS. 

 

As propostas apresentadas devem ser analisadas pelos departamentos competentes nos próximos dias, visando a mais rápida implementação.

 

Rodrigo Abreu 

Assessoria de Comunicação