Segunda, 16 de Setembro de 2024

Prefeito envia projeto de Lei à Câmara, visando aumentar em R$135.297,27 valor repassado ao HMSD

Objetivo é melhorar a prestação de serviços médico-hospitalar na urgência e emergência e no Pronto Socorro. Hospital deverá contratar Equipe de Retaguarda

Prefeito envia projeto de Lei à Câmara, visando aumentar em R$135.297,27 valor repassado ao Hospital Misericórdia

O governo Municipal entrou com um projeto de Lei na Câmara de Vereadores, neste mês, visando dar nova redação a artigos da Lei Municipal nº 4.671 de 15/02/2024, alterando a parceira firmada com o Hospital de Misericórdia de Santos Dumont, no sentido de ampliação dos valores, a partir de novembro de 2024 em diante, elevando o repasse mensal para R$625.297,27. Mais R$135.297,27 ao aborte mensal viabilizado ao hospital.

O objetivo do prefeito Betinho de Azevedo é melhorar a prestação de serviços médico-hospitalar, em regime de internação e atendimento de urgência e emergência e de ampliar os serviços médicos que dão suporte aos atendimentos realizados em nível de pronto socorro.

Diante de estudos realizados por parte do Hospital e analisados pela Prefeitura, chegou-se a conclusão de que o valor de R$135.297,27 seria o necessário para implementação de equipes de retaguarda, para zerar a demanda espontânea existente, onde o usuário quer ser atendido no Hospital e tem que aguardar, devido a classificações mais urgentes.

Assim, dos serviços a serem prestados pelo Hospital, de acordo com o  atual termo de colaboração, se autorizado pelos vereadores, o mesmo assumirá as seguintes obrigações adicionais,  através de uma Equipe de Retaguarda para atendimento ao Pronto Socorro e também no atendimento integral da Casa da Criança:

04 (quatro) Farmacêuticos (Casa da Criança);

03 (três) ajudantes de farmácia (02 para Casa da Criança e 01 Pronto Socorro);

04 (quatro) enfermeiros;

06 (seis) Técnicos de Enfermagem;

02 (dois) instrumentadores cirúrgicos;

01 (um) Médico Plantonista Diurno;

01 (um) Médico Plantonista Noturno.

Explicando os benefícios para os usuários e para a população em geral, caso esse novo aborte financeiro ao hospital seja aprovado, o provedor Ivan Amorim enfatizou que a Casa da Criança passará a contar com Farmácia Básica, em regime de funcionamento 24 horas/ dia, com profissionais farmacêuticos que irão atuar em sistema de plantão de 12/36 horas. Os ajudantes de Farmácia para a Casa da Criança, que seriam 02, prestarão serviços na parte do dia, onde o fluxo de atendimentos é maior, sendo que a noite, somente o Farmacêutico será suficiente. O outro profissional ficará na Farmácia do Pronto Socorro.

No que diz respeito aos Enfermeiros, estes ficarão exclusivamente no Setor de Triagem, que realiza o protocolo de classificação de risco, medida indispensável para definir o sistema de prioridade no atendimento. Os Técnicos de Enfermagem serão distribuídos para ampliar tal atendimento, visando otimizar os procedimentos  de  rotina de controle dos pacientes. E, por fim, com os novos médicos plantonistas noturnos e diurnos, haverá um aumento da quantidade simultânea de atendimentos,  diminuindo o tempo de permanência dos usuários no Hospital, ressaltou Ivan Amorim.

Arquivos: