Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Sexta, 06 de Novembro de 2015

Prefeito discursa pleiteando recuperação do Museu na Medalha Santos Dumont

Prefeito discursa pleiteando recuperação do Museu na Medalha Santos Dumont

 

 

            O Museu Casa Natal de Alberto Santos Dumont foi mais uma vez palco de uma das maiores honrarias concedidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais: a entrega da Medalha Santos Dumont. Comemorativa dos cento e nove anos do primeiro vôo de Alberto Santos Dumont com o 14 Bis em  23 de Outubro de 1906, em Paris, na França, a Medalha Santos Dumont foi presidida pelo governador Fernando Pimentel, que chegou a Fazenda Cabangu acompanhado do ministro da Defesa da República Aldo Rebelo, na manhã do último dia 29.

            Anfitrião da festa, o prefeito Bebeto Faria recepcionou o governador Fernando Pimentel e usou da palavra fazendo o pronunciamento em nome do povo sandumonense.  "Assumindo mais uma vez a honrosa prerrogativa de anfitrião para acolher nas terras da Serra da Mantiqueira indivíduos e autoridades de tão elevada distinção, quero nesta Fazenda e hoje Museu de Cabangu dizer da necessidade de resgatar valores de amor e valor à nossa pátria. O momento é de restabelecer o orgulho de ser brasileiro, de potencializar as nossa vocações e traduzi-las em resultados para retomar o crescimento da nossa economia. O momento exige de todos nós cidadãos e principalmente dos agentes públicos muito diálogo e temperança".

            Na oportunidade, em seu discurso, saindo um pouco do protocolo, o prefeito Bebeto Faria  aproveitou a presença ilustre do governador Fernando Pimentel para dirigir  um apelo e fazer um pedido público: "gostaria de contar com a sua valiosa intervenção para conseguirmos viabilizar a reforma deste Museu Casa Natal de Santos Dumont. Venho trabalhando neste objetivo desde que assumi, procurando apresentar projetos ao IPHAN e IEPHA, visando restaurar este importante patrimônio histórico que é o Museu, merecedor de toda atenção dado seu riquíssimo valor histórico e cultural, mas que lamentavelmente seu estado de conservação requer cuidados imediatos e ainda não logramos sucesso".

Indicados pelo prefeito Bebeto recebem a honraria

            A Medalha Santos Dumont foi entregue a 130 homenageados entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de personalidades com atuações de destaque em favor da sociedade civil. O orador oficial da cerimônia foi o ministro Aldo Rebelo, que recebeu o "Grande Colar", maior grau entre as medalhas concedidas Ouro, Prata e Bronze.

            Entre as presenças ilustres na solenidade, destaque para o vice-governador do Estado Antônio Andrade, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Adalclever Lopes; o secretário de Governo Odair Cunha, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social  André Quintão; o secretário de Estado de Fazenda José Afonso Bicalho; o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, o presidente da Fundação Casa de Cabangu Tomás Castelo Branco, além de deputados, professores, intelectuais e artistas renomados.

            Agraciados com a Medalha, indicados pelo prefeito Bebeto Faria: secretária Municipal de Educação e Cultura Cleire Maria Calderaro Nagib, Padre João Paulo, Juiza de Direito Dra. Maria Cristina de Souza Trúlio, Provedor do Hospital Dr. Salomão Michel Abdo e o vereador Waldir da Banda.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD