Sexta, 06 de Novembro de 2015
Prefeito discursa pleiteando recuperação do Museu na Medalha Santos Dumont
O Museu Casa Natal de Alberto Santos Dumont foi mais uma vez palco de uma das maiores honrarias concedidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais: a entrega da Medalha Santos Dumont. Comemorativa dos cento e nove anos do primeiro vôo de Alberto Santos Dumont com o 14 Bis em 23 de Outubro de 1906, em Paris, na França, a Medalha Santos Dumont foi presidida pelo governador Fernando Pimentel, que chegou a Fazenda Cabangu acompanhado do ministro da Defesa da República Aldo Rebelo, na manhã do último dia 29.
Anfitrião da festa, o prefeito Bebeto Faria recepcionou o governador Fernando Pimentel e usou da palavra fazendo o pronunciamento em nome do povo sandumonense. "Assumindo mais uma vez a honrosa prerrogativa de anfitrião para acolher nas terras da Serra da Mantiqueira indivíduos e autoridades de tão elevada distinção, quero nesta Fazenda e hoje Museu de Cabangu dizer da necessidade de resgatar valores de amor e valor à nossa pátria. O momento é de restabelecer o orgulho de ser brasileiro, de potencializar as nossa vocações e traduzi-las em resultados para retomar o crescimento da nossa economia. O momento exige de todos nós cidadãos e principalmente dos agentes públicos muito diálogo e temperança".
Na oportunidade, em seu discurso, saindo um pouco do protocolo, o prefeito Bebeto Faria aproveitou a presença ilustre do governador Fernando Pimentel para dirigir um apelo e fazer um pedido público: "gostaria de contar com a sua valiosa intervenção para conseguirmos viabilizar a reforma deste Museu Casa Natal de Santos Dumont. Venho trabalhando neste objetivo desde que assumi, procurando apresentar projetos ao IPHAN e IEPHA, visando restaurar este importante patrimônio histórico que é o Museu, merecedor de toda atenção dado seu riquíssimo valor histórico e cultural, mas que lamentavelmente seu estado de conservação requer cuidados imediatos e ainda não logramos sucesso".
Indicados pelo prefeito Bebeto recebem a honraria
A Medalha Santos Dumont foi entregue a 130 homenageados entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de personalidades com atuações de destaque em favor da sociedade civil. O orador oficial da cerimônia foi o ministro Aldo Rebelo, que recebeu o "Grande Colar", maior grau entre as medalhas concedidas Ouro, Prata e Bronze.
Entre as presenças ilustres na solenidade, destaque para o vice-governador do Estado Antônio Andrade, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Adalclever Lopes; o secretário de Governo Odair Cunha, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social André Quintão; o secretário de Estado de Fazenda José Afonso Bicalho; o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, o presidente da Fundação Casa de Cabangu Tomás Castelo Branco, além de deputados, professores, intelectuais e artistas renomados.
Agraciados com a Medalha, indicados pelo prefeito Bebeto Faria: secretária Municipal de Educação e Cultura Cleire Maria Calderaro Nagib, Padre João Paulo, Juiza de Direito Dra. Maria Cristina de Souza Trúlio, Provedor do Hospital Dr. Salomão Michel Abdo e o vereador Waldir da Banda.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD