Terça, 29 de Agosto de 2017
Pré-natal passa a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde
A Secretaria Municipal de Santos Dumont iniciou o projeto de descentralização do pré-natal, levando o atendimento das gestantes de risco habitual para acompanhamento nos PSF's próximos de suas residências, como preconiza o programa Estratégia Saúde da Família.
Com essa medida, o pré-natal passa a ser feito pelos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde, que vão manter uma assistência constante a futura mãe e posteriormente as encaminharão para o parto na Maternidade Ana Maria do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont.
Segundo a coordenadora do PSF Cristiane Amorim Navarro, o Programa Saúde da Mulher, no Samaritano, continua atendendo as mães que residem em locais sem cobertura de PSF. "As gestantes de alto risco, que requeiram cuidado especializado, estão sendo encaminhadas para o CEAE - Centro Especializado de Atendimento do Estado no ACISPES/JF, onde recebem maior atenção. Se o parto também for de alto risco, as parturientes são encaminhadas para a Maternidade Terezinha de Jesus ou para o Hospital João Penido em Juiz de Fora.
Na manhã do dia 23/08 todos os médicos e enfermeiros dos PSF's participaram de uma capacitação voltada para atendimento de pré- natal realizada pela coordenadora Cristiane Navarro e pela ginecologista Dra. Janaina Costa Salimena Abdallah, no Samaritano.
Tida Grillo
Jornalista PMSD