Sábado, 27 de Março de 2021
Plantão da vacinação deste sábado aplica mais de 1.200 doses
Um dia para encher os nossos corações de alegria e esperança!
Essa é uma boa forma de olhar e resumir o saldo do plantão da vacinação realizado hoje. Nove postos de atendimento, dezenas de pessoas envolvidas e mais de 1.200 novos sandumonenses vacinados! Ao todo foram 1.210 doses aplicadas, sendo 1.202 de primeira dose e oito de segunda. Este número pode ser alcançado graças ao esforço da Secretaria de Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde e de toda a equipe da imunização municipal.
O esforço foi possível graças ao maior quantitativo de doses recebidas pela Secretaria de Saúde, todas destinadas à aplicação da primeira dose da vacina em idosos com 70 anos ou mais. Com as doses aplicadas hoje, Santos Dumont alcança a marca de 6.268 doses aplicadas (primeira e segunda). Considerando a aplicação apenas da primeira, são 4.794 pessoas que já receberam parte da imunização. Este número representa 10,3% da população.
O dia começou agitado em todos os postos de atendimento. Muitas pessoas resolveram se antecipar e chegaram cedo para a fila. Nas Unidades dos bairros São Sebastião e Boa Vista houve fila até por volta das 10 da manhã, a partir daí o movimento começou a reduzir. No São Sebastião, posto de vacinação com maior movimento, houve no máximo cerca de 30 minutos de fila, segundo pessoas que aguardam para se vacinar.
Já no Centro de Vacinação do São José o movimento foi intenso durante toda a manhã no atendimento presencial (na quadra poliesportiva) e no Drive-Thru. Com o apoio da Polícia Militar, os maiores picos na fila dos carros também foram registrados pela manhã. Pela tarde toda a movimentação foi tranquila.
O dia de hoje deve ser visto ainda como um lembrete de que, com a vacina, poderemos, em breve, retomar a vida normal. O momento é de redobrar todos os cuidados necessários para que alcancemos números menores nas taxas de ocupação de leitos hospitalares e de novos contaminados. Estes dados infelizmente ainda são muito altos e precisam ser contidos. É com a ajuda de todos que isso vai acontecer.
Enquanto a pandemia não passar, o cuidado precisa continuar. Use máscara. Higienize constantemente suas mãos. Pratique o distanciamento social. Não faça festas ou encontros sociais. Cuide das pessoas que você ama.
Rodrigo Abreu
Assessoria de Comunicação