Quinta, 09 de Maio de 2024

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos -PMGIRS

2ª Fase com Oficinas de Prognóstico acontece nos dias 13, 15 e 16 de Maio. Sua participação é importante para a elaboração do PMGIRS

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos -PMGIRS

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos  - PMGIRS

Nos dias 13, 15 e 16 de maio acontecerá a 2ª fase de elaboração do Pano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS  do nosso município.

Nessa etapa, haverá uma roda de conversa com os participantes para discutir sobre propostas para solucionar os problemas identificados na 1ª fase de diagnóstico realizada em fevereiro. Uma minuta de possíveis projetos de ações será apresentada, considerando a realidade de cada setor de mobilização.

Cada projeto será discutido sob duas perspectivas: se é adequado à realidade da cidade e se a população estaria disposta a contribuir de alguma forma com sua execução. As respostas dos participantes serão registradas e avaliadas pela equipe técnica que coordena os trabalhos, para ver se as sugestões correspondem à necessidade de cada setor, se precisam de ajustes ou se são incompatíveis com a situação local.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS  é um instrumento estratégico que contempla diretrizes e ações para a gestão ambientalmente adequada e sustentável  dos resíduos sólidos, não apenas dos lixos domiciliares e de limpeza pública, mas sim de uma ampla variedade  de resíduos, como de serviço de saúde e de construção civil.

O objetivo final é realizar um retrato da situação atual da gestão de resíduos sólidos no município, permitindo traçar um planejamento com ações futuras a serem executadas, visando um ambiente limpo e saudável, com soluções eficazes para as fragilidades identificadas em nossa cidade.

O PMGIRS é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos Dumont em parceria com o Comitê de Interação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e a Associação Pró-Gestão  das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Amanda Henrique Costa, da Divisão de Meio Ambiente de Santos Dumont, enfatizou que a construção do PMGIRS contemplará o desenvolvimentos de estudos, análises e diagnósticos situacional, compreendendo as áreas urbanas e rurais, e especificidades do complexo eixo do saneamento básico. No final, um relatório situacional, com identificação das carências e demandas locais, permitirá um planejamento, primando por alternativas economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis, em conformidade com as necessidades da nossa cidade.

DATAS DAS OFICINAS DE PROGNÓSTICO

Dia 13 de Maio – 17h – Salão da Igreja de Nova Dores