Quinta, 28 de Janeiro de 2016
Oficina do Ministério do Esporte na Cidade Administrativa orienta sobre Programas de esporte e lazer
O assessor especial do esporte Fabiano Nogueira participou da Caravana de Planejamento de Projetos Técnicos Pedagógicos dos Programas Esporte e Lazer da Cidade, Vida Saudável, PST e Luta pela Cidadania, promovida pelo Ministério do Esporte em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes - SEESP.
O objetivo da oficina foi capacitar os participantes para a implantação e o desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer nas cidades. Durante o evento, a equipe técnica responsável apresentou os editais recentemente lançados pelo Ministério, contendo as diretrizes dos programas e forneceu orientações sobre o planejamento de propostas.
O curso aconteceu no dia 21 de dezembro na Cidade Administrativa, com capacitação feita pelas equipes da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), por equipes vinculadas às universidades parceiras - UFMG e UFRS, responsáveis pelos processos de formação, acompanhamento e avaliação dos programas sociais. Contou com a presença de 65 gestores esportivos de 31 municípios mineiros.
Segundo Fabiano, a iniciativa abriu espaço para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo de apresentação das propostas dos programas, com orientações oferecidas por profissionais experientes que ensinaram a melhor maneira de utilizar o sistema.
Posteriormente, no dia 29, a Snelis lançou os editais de chamamento para formalização de parcerias, tendo como objetos seus programas sociais:
- Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC e Vida Saudável, cujo objetivo é democratizar o acesso ao esporte recreativo e ao lazer a partir da implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer nos municípios;
- Programa Segundo Tempo, cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a partir de seis anos, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social;
- Programa Luta pela Cidadania, recentemente lançado, com o objetivo de democratizar o acesso às lutas e artes marciais para crianças a partir de seis anos.
O Ministério do Esporte está recebendo propostas para seus editais até o dia 10 de fevereiro. Informações podem ser obtidas na Snelis.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD
28/01/2016