Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quinta, 28 de Janeiro de 2016

Oficina do Ministério do Esporte na Cidade Administrativa orienta sobre Programas de esporte e lazer

Oficina do Ministério do Esporte na Cidade Administrativa orienta sobre Programas de esporte e lazer

            O assessor especial do esporte Fabiano Nogueira participou da Caravana de Planejamento de Projetos Técnicos Pedagógicos dos Programas Esporte e Lazer da Cidade, Vida Saudável, PST e Luta pela Cidadania, promovida pelo Ministério do Esporte em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes - SEESP.

            O objetivo da oficina foi capacitar os participantes para a implantação e o desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer nas cidades. Durante o evento, a equipe técnica responsável apresentou os editais recentemente lançados pelo Ministério, contendo as diretrizes dos programas e forneceu orientações sobre o planejamento de propostas.

            O curso aconteceu no dia 21 de dezembro na Cidade Administrativa, com capacitação feita pelas equipes da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), por equipes vinculadas às universidades parceiras - UFMG e UFRS, responsáveis pelos processos de formação, acompanhamento e avaliação dos programas sociais. Contou com a presença de 65 gestores esportivos de 31 municípios mineiros.

            Segundo Fabiano,  a iniciativa abriu espaço para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo de apresentação das propostas dos programas, com orientações oferecidas por profissionais experientes que ensinaram a melhor maneira de utilizar o sistema.

             Posteriormente, no dia 29, a Snelis lançou os editais de chamamento para formalização de parcerias, tendo como objetos seus programas sociais:

- Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC e Vida Saudável, cujo objetivo é democratizar o acesso ao esporte recreativo e ao lazer a partir da implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer nos municípios;
- Programa Segundo Tempo, cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a partir de seis anos, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social;
- Programa Luta pela Cidadania, recentemente lançado, com o objetivo de democratizar o acesso às lutas e artes marciais para crianças a partir de seis anos.

            O Ministério do Esporte está recebendo propostas para seus editais até o dia 10 de fevereiro. Informações podem ser obtidas na Snelis.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

28/01/2016