Segunda, 04 de Março de 2024

Numa ação conjunta, Prefeitura e Acispes anunciam 700 cirurgias de catarata para população neste ano

210 pacientes, acima de 60 anos, participaram de triagem e consulta na Policlínica para cirurgia de catarata, dias 1 e 02/3. Triagem continua até Outubro

Prefeito R$1,4 milhão para realização de  700 cirurgias de catarata para populção assistida município

Uma ação conjunta da Prefeitura e Acispes – Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra -  realizaram uma ação de triagem nos dias 01 e 02 de fevereiro, na Policlínica, com o objetivo de preparar pacientes com a doença catarata, para cirurgia em Juiz de Fora. A Prefeitura viabilizou uma verba de R$ 1,4 milhão para essa  mobilização em saúde, que visa atender toda a demanda reprimida no município,  beneficiando a população que necessita do procedimento.

Nas palavras do supervisor da Acispes, José Geraldo de Almeida, as cirurgias de catarata, num total de 700, serão disponibilizadas após triagem, avaliações  e exames. As cirurgias vão acontecer a partir do dia 15 de março, com agendamento de 30 por dia em Juiz de Fora. Todos os usuários devem ser atendidos até outubro deste ano.

Nesses dois primeiros dias de triagem, foram atendidos cerca de 210 usuários na faixa etária acima de 60 anos e que estão na fila de espera há mais tempo. A equipe de avaliação e consulta foi coordenada pelo médico oftalmologista Leonardo Duarte, responsável também pela estruturação das salas e dos  equipamentos para atendimento dos pacientes.

Após a consulta, os pacientes farão exames de sangue  e de risco cirúrgico a partir desta semana, sendo chamados na Policlínica e depois serão encaminhados para agendamento da cirurgia. A previsão é de que cerca de 80% dos usuários que comparecerem nas ações de triagem, necessita da cirurgia.

O supervisor do Acispes, José Geraldo ressaltou que todos os sábados, a partir do dia 15 deste mês, haverá cirurgias e que a programação é de realização de 120 cirurgias de cataratas ao mês, até cessar a demanda e toda a  população ser atendida. Todos receberão transporte e apoio ao procedimento.

A triagem continuará todas as sextas e sábados na Policlínica, até outubro e até completar as 700 cirurgias programadas, visando atender toda a demanda reprimida e a demanda atual.