Quarta, 15 de Maio de 2024
Novo Chefe da Divisão de Cultura reúne escolas de samba, blocos carnavalescos e ABBES
Pauta: situação fiscal das agremiações, sugestão de atividades sociais e culturais e vídeo das entidades para registro histórico
Reunião busca conhecer a situação das escolas de samba e blocos na cidade
O novo chefe da Divisão de Cultura, Léo Barroso, promoveu uma reunião com os representantes das Escolas de Samba, de Blocos Carnavalescos e da ABBES nesta segunda-feira, 13/05, na sede da OAB.
Na pauta, foi debatida a questão fiscal das agremiações, buscando fazer um diagnóstico da atual situação das mesmas, visando a regularização de possíveis pendências, para que a próxima gestão não encontre empecilhos em relação ao carnaval 2025.
Léo Barroso sugeriu ainda, o desenvolvimento de atividades culturais e sociais por parte das agremiações, ao longo do ano, com a finalidade de resgatar a memória do carnaval de blocos e escolas de samba em nossa cidade. Ações, que vão desde apresentações das escolas pelos bairros da cidade a abertura das quadras que estão em situação regular, para treinamento de crianças e adolescentes com instrumentos musicais ou capacitação para a confecção de fantasias e adereços.
E por último, Léo apresentou seu projeto de produção de vídeos contendo a história das escolas de samba e blocos, para o registro histórico de cada agremiação, contando com o apoio cultural dos grupos de mídia locais, RMJ – Rede Municipal de Jornalismo e Grupo UP.
O encontro contou com a presença de representantes do Bloco da Travessia e das escolas de samba convidadas: GRESU Biquinha, GRESU Graminha, GRESU Jacaré, Acadêmicos do 4º Depósito, GRES Luar, Escola Mirim Estrela do Amanhã, GRES Saudosa Palmira, GRES Córrego do Ouro e Império Colorido
Ciente de que o tempo é curto para colocar em prática projetos culturais, Léo Barroso explicou que está muito animado em poder contribuir nesse momento de transição de governos, para a regularização da situação das agremiações. “Essa é uma ação que poderá ser concretizada de forma positiva tanto para as entidades envolvidas quanto para o novo governo, facilitando o planejamento do carnaval do ano que vem”.