Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quarta, 15 de Maio de 2024

Novo Chefe da Divisão de Cultura reúne escolas de samba, blocos carnavalescos e ABBES

Pauta: situação fiscal das agremiações, sugestão de atividades sociais e culturais e vídeo das entidades para registro histórico

Novo Chefe da Divisão de Cultura reúne escolas de samba, blocos carnavalescos e ABBES

Reunião busca conhecer a situação das escolas de samba e blocos na cidade

                 O novo chefe da Divisão de Cultura, Léo Barroso, promoveu uma reunião com os representantes das Escolas de Samba, de Blocos Carnavalescos e da ABBES nesta segunda-feira, 13/05, na sede da OAB.

                Na pauta, foi debatida a questão fiscal das agremiações, buscando fazer um diagnóstico da atual situação das mesmas, visando a regularização de possíveis pendências, para que a próxima gestão não encontre empecilhos em relação ao carnaval 2025.

               Léo Barroso sugeriu ainda, o desenvolvimento de atividades culturais e sociais por parte das agremiações, ao longo do ano, com a finalidade de resgatar a memória do carnaval de blocos e escolas de samba em nossa cidade. Ações, que vão desde apresentações das escolas pelos bairros da cidade a  abertura das quadras que estão em situação regular, para treinamento de crianças e adolescentes com instrumentos musicais ou capacitação para a confecção de fantasias e adereços.

             E por último, Léo apresentou seu projeto de produção de vídeos contendo a história das escolas de samba e blocos, para o registro histórico de cada  agremiação, contando com o apoio cultural dos grupos de mídia locais, RMJ – Rede Municipal de Jornalismo e Grupo UP.

            O encontro contou com a presença de representantes do Bloco da Travessia e das escolas de samba convidadas: GRESU Biquinha, GRESU Graminha, GRESU Jacaré, Acadêmicos do 4º Depósito, GRES Luar, Escola Mirim Estrela do Amanhã, GRES Saudosa Palmira, GRES Córrego do Ouro e Império Colorido

            Ciente de que o tempo é curto para colocar em prática projetos culturais, Léo Barroso explicou que está muito animado em poder contribuir nesse momento de transição de governos, para a regularização da situação das agremiações. “Essa é uma ação que poderá ser concretizada de forma positiva tanto para as entidades envolvidas quanto para o novo governo, facilitando o planejamento do carnaval do ano  que vem”.