Segunda, 08 de Março de 2021

Novas restrições devido avanço da pandemia

Após a percepção com avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil e, especialmente, na macrorregião Sudeste de Minas Gerais, o Gabinete de Crise de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus da Prefeitura de Santos Dumont reuniu-se na manhã desta segunda-feira para discutir propostas que visam conter o avanço da doença. Paralelamente, uma reunião emergencial do Comitê de Crise foi convocada para debater a situação do município frente a este momento da pandemia.

Em deliberação dada pelo Comitê Emergencial, foram definidas ações que foram incorporadas ao Decreto 3438, que tem por objetivo reduzir a circulação de pessoas em locais e horários identificados como críticos em Santos Dumont.

O Decreto prevê redução no horário de funcionamento de bares e restaurantes, agora de 11h às 15h e de 18h às 20h, de segunda-feira a domingo, permanecendo a permissão do sistema delivery após os horários definidos, desde que seguidas as regras previstas no Programa Minas Consciente.

Outra decisão tomada é a limitação da circulação de pessoas no calçadão da Rua Antônio Ladeira, de segunda-feira a domingo, no horário de 20h00 às 05h00, que passará a contar com gradeamento temporário. O acesso a farmácias e outros serviços essenciais, bem como às residências da rua será permitido normalmente. A ação visa conter aglomerações que têm sido identificadas no local, sobretudo no período noturno dos finais de semana.

Sistema de Saúde sobrecarregado

Cidades da região alcançaram 100% de ocupação dos leitos UTI dedicados a pacientes acometidos com a Covid-19. Em Santos Dumont, não foi diferente. No último  final de semana a taxa de ocupação dos leitos instalados no Hospital Misericórdia de Santos Dumont atingiu sua lotação máxima. É importante ressaltar, que o Hospital de Santos Dumont é referência no atendimento a pacientes com Covid-19 em Minas Gerais e também atende pacientes da micro e macrorregião de saúde.

Segundo dados da Vigilância em Saúde de Santos Dumont, a Covid-19 também tem avançado entre a população mais jovem. Este é um público que tem circulado pela cidade em locais e horários específicos.

O avanço da doença pelo estado de Minas Gerais também tem atingido também leitos convencionais, com médicos e enfermeiros afastados do trabalho ou direcionados ao tratamento exclusivo da Covid-19.

Considerando isso, o Comitê decidiu em maioria pela adesão de medidas que restringem a circulação da população. As medidas têm validade até a próxima segunda-feira, 15 de março, onde nova reunião está prevista para reavaliação da situação.

Clique aqui para acessar o decreto na íntegra.