Quarta, 24 de Janeiro de 2024

Nosso município é beneficiado com viatura para fiscalização ambiental

Prefeito Carlos Alberto de Azevedo participa de cerimônia de entrega de 22 viaturas para a Polícia Militar do Meio Ambiente ao lado do governador Romeu Zema

Nosso município é beneficiado com  viatura para fiscalização ambiental

Município é beneficiado com  nova viatura para fiscalização ambiental

O prefeito Carlos Alberto de Azevedo participou da cerimônia de entrega de 22 viaturas para a Polícia Militar de Meio Ambiente, em Belo Horizonte, no último dia 23/01. O evento aconteceu durante à tarde, no Museu de Arte da Pampulha (MAP), Conjunto Arquitetônico da Pampulha, com a presença do governador Romeu Zema, do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Rodrigo Piassi do Nascimento, além de autoridades, políticos e prefeitos de Minas.

Acompanhou o prefeito Betinho em sua agenda, o Promotor de Justiça da Comarca de Santos Dumont, Dr. Roger Silva Aguiar, o presidente da Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA, Ivan Amorim, o procurador Jurídico do município, Dr. Francisco Belgo, e a secretária Municipal de Administração, Joseane de Azevedo.  Nossa cidade está entre os municípios mineiros que serão beneficiados com as novas viaturas para a fiscalização ambiental.

Os crimes ambientais em Minas Gerais vêm sendo combatidos em ação conjunta do  Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ministério Público Federal e Polícia Militar.

Vinte e dois veículos, do modelo Mitsubishi L200 4x4, serão usados para potencializar as ações de monitoramento ambiental no Estado, proporcionando melhores condições de trabalho, modernização das estruturas e segurança nas atividades de campo, principalmente no acesso às áreas rurais. Os recursos para aquisição dos equipamentos são advindos de medidas compensatórias ambientais de acordos judiciais realizados por promotores de Justiça do MPMG e chegam ao montante de R$ 4,5 milhões.

O comandante geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi, informou que as 22 viaturas recebidas serão equipadas pelo Governo do Estado e irão se juntar a uma frota de mais de 400 veículos disponibilizados para a Polícia Ambiental.

Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça Dr. Jarbas Soares ressaltou a importância das fiscalizações ambientais para a prevenção de tragédias, como a de Brumadinho e a de Mariana. “Precisamos das viaturas para que a Polícia Ambiental consiga chegar aos lugares onde estão acontecendo irregularidades e crimes ambientais. A partir das fiscalizações, os laudos e autos são encaminhados aos órgãos ambientais e ao Ministério Público e daí se inicia as ações. Muitas vezes, uma simples fiscalização pode detectar um caso importante e evitar grandes tragédias”.

Em sua fala, o governador Romeu Zema elogiou a atuação do MPMG, especialmente na realização de acordos importantes, como o de Brumadinho, e na restauração do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. “É muito bom sabermos que as instituições estão caminhando unidas e  que o Estado tem que exigir o cumprimento da lei, mas também deve devolver para a sociedade aquilo que muitas vezes é pago com sacrifício”.