Terça, 23 de Março de 2021
Mural homenageia invenções de Alberto Santos Dumont
Santos Dumont ganhou mais uma expressão artística que chama a atenção dos olhos de quem passa por uma das mais movimentadas avenidas da cidade. “Petit Santô”, Pequeno Santos em tradução livre, é o nome da mais nova obra plástica a colorir um muro do município.
A obra, que foi idealizada e executada pela artista plástica sandumonense Carla Amorim, conta com traços marcantes e carregados de significados. Segundo a artista, Petit Santô representa Alberto Santos Dumont em seu período mais produtivo, em que suas obras e façanhas surpreendiam e encantavam os franceses.
Carla Amorim nos conta que a inspiração para criar a obra se relaciona com seu carinho pela cultura sandumonense. Para ela, retratar Alberto Santos Dumont contribui para a disseminação da riqueza cultural que o município carrega. Além de vários inventos de Alberto Santos Dumont, a obra ainda retrata a Casa Cabangu, local onde Alberto Santos Dumont nasceu e viveu seus primeiros anos de vida. Para ela, o local além de ser importante para a história do sandumonense também, é muito bonito e merece ser retratado.
Esta não é a primeira obra de Carla Amorim a estampar muros da cidade. A artista já expressou sua arte também no muro da fachada do Colégio Estadual Engenheiro Henrique Dumont, o polivalente. Segundo Carla, apesar da beleza da obra que estampa o muro do colégio, Petit Santô é a primeira obra 100% autoral da artista a ganhar as ruas da cidade, contando com sua criação desde o desenho e criação da arte, até a pintura física no muro.
A obra foi pintada no muro do antigo prédio do Conselho Tutelar (Prédio do Lactário). Para observar, basta acessar a Rua Vigário José Augusto, logo no seu início.
Lei Aldir Blanc
A obra foi realizada graças ao apoio da Lei Aldir Blanc. Além de Carla, outros 84 artistas sandumonenses também foram contemplados pelo edital lançado no final de 2020. A lei, que contempla financeiramente artistas dos mais diversos nichos, prevê que o município receba como "contrapartida" suas obras que poderão ser expressadas também em espaços públicos da cidade, como é o caso da obra de Carla Amorim.