Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Terça, 10 de Novembro de 2015

Município busca alcançar a meta de pesagem do Bolsa Família até dezembro

Município busca alcançar a meta de pesagem do Bolsa Família até dezembro

 

LUCIANA CIDINHA E ZENAIDE

            O município de Santos Dumont quer alcançar a meta preconizada pelo Programa Nacional do Bolsa Família de pesagem de seus beneficiários até dezembro de 2015.  Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do SISVAN - Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional,  e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas se uniram na realização da 2ª pesagem dos beneficiários e promoveram a pesagem obrigatória nos CRAS, escolas rurais e nas unidades básicas de saúde.

            Do mês de agosto a outubro,  cerca de 1.508 pessoas participaram do procedimento. Foram realizadas pesagens nos CRAS "Hélio Reis" no Córrego do Ouro,  "Cesário Dulci" no bairro Glória e CRAS Edir Ramos de Faria no 4º Depósito, escolas municipais das Perobas, Antônio Afonso, Mantiqueira, Posses e Campo Alegre. Em Campo Alegre, a pesagem alcançou famílias nas comunidades de Rio Pinho, João Calixto e São Domingos. No Centro de Saúde Samaritano, 357 pessoas  foram pesadas numa campanha especial de 11 de agosto a 28 de outubro .

            O objetivo da pesagem é o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários como um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício, que precisa ser cumprida duas vezes por ano, uma no primeiro semestre  e outra no segundo semestre. A equipe responsável pelo trabalho são as profissionais do SISVAN - psicóloga Maria Aparecida Martins Mendes, técnica em Enfermagem Luciana Rosalina de Almeida e a assistente social Zenaide Maria Mendes.

            A partir de novembro, a pesagem continua nos bairros com cobertura do Programa  Estratégia Saúde da Família, nas unidades básicas de saúde. Para efetuar a pesagem é preciso apresentar cartão do Programa Bolsa Família, caderneta de vacinação, documento de identidade e cartão de gestante, além do cartão do Sistema Integrado de Saúde. O procedimento de pesagem atinge crianças de até 6 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.

            O acompanhamento na saúde é exigência do governo federal e as outras condicionalidades para a manutenção do benefício Bolsa Família são: manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola com frequência mínima de 85% de 6 a 15 anos e 75% de 16 a 17 anos e recadastramento atualizado na Assistência Social.

            Segundo a coordenadora do SISVAN psicóloga Cidinha, O Programa Bolsa Família atende cerca de 2.392 mil famílias no nosso município, sendo a meta a ser  alcançada até o final de dezembro de 1.913 famílias, chegando a 80% dos beneficiários de Santos Dumont.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD