Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quinta, 01 de Julho de 2021

Julho Amarelo alerta para a prevenção das Hepatites Virais.

Julho Amarelo alerta para a prevenção das Hepatites Virais.

O Programa IST começou hoje, 1º, a Campanha Julho Amarelo, o mês da prevenção das Hepatites Virais. O objetivo da campanha é incentivar a prevenção e o diagnóstico da doença através de informação e testagens gratuitas para a população.

 

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

 

Algumas das principais formas de prevenção à hepatite B são sempre usar preservativo nas relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em consutórios médicos, odontológicos, de acumputura, barbearias, salões de manicure/pedicure, casas de tatuagens e/ou aplicação de piercings, dentre outras ações preventivas. Ao apresentar qualquer sinal ou sintoma da doença, ou em caso de exposição a alguma situação de transmissão, procurar atendimento médico imediato.

 

Para realizar um teste rápido, o usuário do sistema pode procurar o departamento de prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis, de 8h às 16h. O departamento está instalado no prédio da Policlínica, antigo Hospital Samaritano, na rua XV de Fevereiro, 1840 - segundo andar. Todas as ações realizadas no departamento seguem rigorosamente as recomendações de prevenção ao contágio da Covid-19.


 

Esta matéria possui informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde e também do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/hv/o-que-sao-hepatites-virais 

 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação