Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Terça, 27 de Outubro de 2015

Jogar Xadrez é fácil

Jogar Xadrez é fácil

 

 

            Cerca de 21 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos estão aprendendo a jogar Xadrez de maneira fácil e de forma gratuita. Ensinar os fundamentos básicos do Jogo de Xadrez é o hobby predileto e terapia ocupacional do aposentado Fernando Ferreira de Lima, que dedica a essa tarefa grande parte de seu dia.

            Natural de Somé, no Paraíba, onde Xadrez é matéria escolar, Sr. Fernando desenvolveu o amor pela arte de jogar xadrez desde os seis anos e nunca mais deixou de praticar esse esporte intelectual. O xadrez estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração e a capacidade de planejamento, aumenta a autoconfiança, desenvolve a tomada de decisões, aguça a memória, trabalha a paciência, trabalha o respeito ao adversário, ensina responsabilidade e instiga a imaginação e a versatilidade.

            Residente em Santos Dumont há 23 anos, Sr. Fernando começou a ensinar e treinar xadrez em sua casa e devido a grande procura conseguiu a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que disponibilizou um espaço para as aulas na Biblioteca Pública Municipal Antenor Aires Vianna, onde está desde o início do ano.

            Com muita didática, o orientador Fernando ensina todos os movimentos com um tipo de abertura, sendo aquelas aberturas mais conhecidas, como "Ruy Lopez", "Defesa Siciliana", "Defesa Índia do Rei" e abertura dos Cavalos. Ao lado do filho Hebert Damasceno, Fernando desenvolveu  um manual com os fundamentos básicos do jogo de xadrez, que distribui aos alunos, além de estimulá-los com a doação de peças de xadrez para aqueles que não podem comprar.

            Para o orientador Fernando é muito gratificante ensinar xadrez, principalmente quando o resultado é tão satisfatório como no caso do  adolescente Eliseu, medalhista dos jogos escolares e que foi campeão numa etapa da Liga Xadrez no torneio de Juiz de Fora. "É bom ver meninos como o Gabriel Oliveira dos Santos, de  9 anos que  tem 3 meses no treinamento e já se mostra como uma futura joinha do xadrez ou o menino Gustavo de 6 anos que joga brincando.

            O Xadrez é um jogo tão antigo que várias foram as histórias associadas a sua origem. A primeira história que se é contada mundialmente se passa na Índia. Outra grande possibilidade que se apresenta é que Ares, o deus da guerra, teria criado um tabuleiro para testar suas táticas de guerra, que eram bem limitadas, uma vez que ele atacava sem precisão alguma, usando a agressividade.

            Independente da origem, o xadrez é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemáticaapós o início da prática. Outras  pesquisas demonstram que o jogo interfere também em questões pessoais, como disciplina, auto-estima, confiança, respeito e outros.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD