Sexta, 28 de Janeiro de 2022
Início do Ano Letivo de 2022 será de forma híbrida na rede municipal; Aulas estão programadas para a partir de 7 de fevereiro
Pais ou responsáveis poderão optar por retornarem suas crianças às salas de aula ou manter remoto
As aulas nas escolas da rede municipal de ensino iniciarão as atividades letivas de 2022 de forma híbrida e gradativa, a partir do dia 7 de fevereiro. Para que isso aconteça, o município adotará todas as orientações do Programa Minas Consciente, juntamente com as recomendações contidas no protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais, que foi elaborado por uma Comissão Municipal.
O sistema híbrido será observado nas escolas do município, cabendo às escolas estaduais, as vinculadas à União e as da rede privada definir cada uma o seu respectivo critério de realização do ensino. Berçários, maternais e a educação integral seguirão o modelo híbrido, da rede municipal, devendo cada instituição efetuar e divulgar uma escala de atendimento relativa aos períodos onde houver o formato presencial.
O formato híbrido significa que parte das atividades serão presenciais e parte remota. Os pais ou responsáveis legais poderão decidir sobre a volta do aluno para a escola, sendo que, no caso dos pais ou responsáveis que decidirem por não participar do sistema presencial, estes deverão permanecer no sistema remoto.
A partir de amanhã, 29 de janeiro, as escolas da rede municipal começam a adotar procedimentos iniciais com o objetivo de preparar e estruturar os espaços físicos, seguindo protocolos sanitários, de modo a organizar e preparar a escola para o retorno. Além disso, capacitações para os profissionais também poderão acontecer para garantir que o retorno aconteça de forma segura. As capacitações também vão acontecer de forma contínua, ao longo do ano letivo. Para retomar o presencial, cada escola deverá ter um laudo emitido pela Vigilância Epidemiológica e Sanitária, atendendo aos requisitos exigidos no protocolo. A secretaria de Saúde e os departamentos de vigilância serão responsáveis pela inspeção de cada espaço.
Essas e outras medidas de retorno estão descritas no Decreto Municipal 3.545, de 20 de janeiro de 2022, dedicado ao estabelecimento de normas para a retomada das aulas no ano letivo de 2022, considerando a situação epidemiológica vivida no município.
Para ler o decreto na íntegra clique neste link.