Quinta, 10 de Outubro de 2024

Inaugurada sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santos Dumont

Local tem amplo espaço, com sala administrativa, sala para treinamento, banheiros, refeitório, cozinha, sala para atendimento psicológico e maquinários

Depois de muita luta por melhores condições de trabalho, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santos Dumont inaugurou sua sede, entregando aos  trabalhadores um espaço amplo, com estrutura digna para seus usuários, com sala administrativa, sala para treinamento, banheiros, refeitório, cozinha, e sala para atendimento psicológico,  entre outros serviços que buscam dar um maior suporte aos catadores, como implantação de maquinários.

A  inauguração aconteceu na tarde do dia 8/10, no local próximo a Praça da Estação, quando foi relembrada a história da Associação, desde a sua criação em 2005, a fase de reestruturação em 2015 com o apoio da Adesan - Agência de  Desenvolvimento de Santos Dumont, até chegar nessa grande conquista.

O evento contou com a presença do prefeito Betinho e da secretária de Administração Joseane de Azevedo. Desde o início de seu governo, o prefeito Betinho vem dando todo apoio a Associação e recentemente fez o repasse de um recurso disponibilizado pelo deputado Federal Luiz Fernando à entidade.

Em sua fala, Fausto Aquino, presidente da associação, fez questão de agradecer a todos que tiveram papel preponderante para proporcionar dignidade e respeito aos catadores, lembrando que alguns associados vieram dos antigos lixões de Santos Dumont e trabalham duro para sustentar suas famílias, sem receber o olhar humanitário que hoje é dado a todos.

Na oportunidade, Fausto explicou sobre o programa 'Voo Sustentável' criado pela  Associação,  que inclui dois projetos. Um é o de estruturação da sede,  junto com todo o cenário de material de conscientização para a população, uso de maquinários e colocação de ecopontos no Centro e bairros. O segundo projeto, é conseguir um convênio com a Prefeitura, para que a entidade preste o serviço de coleta seletiva no município.

Com o objetivo de remodelar a visão ambiental da cidade, a sede da Associação recebeu, na parte superior o eco telhado ou "telhado verde”.  Uma solução que utiliza recursos naturais na área de cobertura da edificação, utilizando terra e plantas, em vez de telhas, concreto ou chapas. Esse telhado proporciona mais qualidade de vida e contribui  para a composição de estruturas mais sustentáveis.

O projeto de Coleta Seletiva já está alinhado com o prefeito Betinho. Visa levar uma campanha de conscientização nas escolas, com distribuição de kits para as crianças, contendo cartilhas educativas sobre o lixo reciclável e reutilização de material, etiquetas para divisão do lixo orgânico e reciclável e ações de aprendizado. Fausto ressaltou que já existe acordado um termo de colaboração para que a Associação faça a coleta seletiva na cidade.