Sexta, 04 de Dezembro de 2015
III Encontro das Comunidades Quilombolas
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por intermédio da Divisão Municipal de Arquivo Público, promoveu o III Encontro das Comunidades Quilombolas em São Sebastião da Boa Vista no dia 21 de novembro, Dia da Consciência Negra.
O evento contou com a participação das comunidades quilombolas São Bento, Cachoeirinha e São Sebastião do Boa Vista, em um movimento de integração dos moradores locais.
Para a coordenadora da Divisão de Arquivo Público, historiadora Ana Maria Marques Dias, o objetivo maior do evento foi a promoção da discussão e reconhecimento da importância da cultura afro-brasileira na formação do Brasil e do papel da população quilombola na construção da nossa história.
O encontro começou com a acolhida aos moradores das comunidades com o oferecimento de um belo café da manhã, composto com iguarias preparadas na região e em seguida foi feita uma homenagem póstuma ao líder comunitário falecido neste ano, Sr. Joaquim. A homenagem contou com uma apresentação especial dos alunos da Escola Maria da Glória Carvalho Villanova, apresentação do grupo de choro Ocê, dos alunos do CEMAM e apresentação do grupo de capoeira Berimbau de Ouro.
Durante o evento, numa palestra seguida de bate-papo, a professora da rede municipal Cristiane Aparecida da Silva incentivou os moradores a se organizarem e promoverem a integração das comunidades. Posteriormente, as artesãs convidadas Carla Amorim e Cristina Ferreira ministraram uma oficina de artesanato, na qual foram confeccionados estandartes com a figura dos padroeiros das comunidades.
Encerrando as atividades, uma missa foi celebrada pelo Frei João Ricardo. O evento foi prestigiado pelo Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial e pelo professor da UFJF Leonardo Carneiro, responsável pelo projeto Ecomuseu e Plantas Medicinais desenvolvido na comunidade São Sebastião do Boa Vista.
Segundo Ana Maria, esse encontro foi muito importante, porque as atividades desenvolvidas promoveram uma reflexão acerca do Dia da Consciência Negra e da cultura afro-brasileira como patrimônio cultural.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD